Na Cidade do México, que fica a aproximadamente 440 km do epicentro, prédios tremeram e as pessoas correram para as ruas.
Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a costa oeste do México nesta segunda-feira (19) e danificou prédios, causou cortes de energia e fez com que moradores da Cidade do México tivessem que ir às ruas por segurança.
O Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA disse que há possibilidade de um tsunami perto da costa de Michoacán, no Oceano Pacífico, com risco de ondas de 1 a 3 metros de altura.
O tremor atingiu a costa oeste do país, na região de divisa dos estados de Michoacán e Colima, pouco depois das 13h no horário local (15h em Brasília). O terremoto foi a uma profundidade de cerca de 15 km. O registro foi feito pelo Serviço Geológico dos EUA. O serviço europeu marcou a mesma magnitude.
O presidente Andrés Manuel López Obrador disse em um discurso em vídeo que uma pessoa morreu no porto de Manzanillo, no Pacífico, depois que um muro de uma loja caiu.
O alerta de terremoto soou quase dois minutos antes do tremor, o que deu tempo para os moradores saírem de suas casas.
Na Cidade do México, que fica a aproximadamente 440 km do epicentro do terremoto desta segunda, testemunhas disseram que sentiram os prédios tremerem. A prefeita Claudia Sheinbaum disse que não houve relatos imediatos de danos na capital após os tremores.
Terremoto real após simulação
Por coincidência, neste mesmo dia ocorreu uma simulação de terremoto, apenas algumas horas antes do tremor.
Essa simulação estava marcada para esta segunda-feira porque 19 de setembro é o mesmo dia de outros dois grandes terremotos que atingiram o país, sendo um em 1985 e outro em 2017. Milhares de pessoas morreram no terremoto de 1985 e mais de 350 morreram no terremoto de 2017.
Centenas de moradores foram para as ruas após o alerta de terremoto.
Fonte: G1
Comments are closed.