Tiroteio em shopping na Dinamarca deixa três mortos, diz polícia

Outras três pessoas estão gravemente feridas. Um suspeito foi preso

Continua após a publicidade..

Três pessoas morreram e outras três estão gravemente feridas após um tiroteio em um shopping center na capital da Dinamarca, Copenhague, neste domingo (3). Um suspeito, um homem dinamarquês de 22 anos, foi preso.

Segundo a Associated Press, a polícia dinamarquesa disse que as vítimas eram um homem de cerca de 40 anos e dois “jovens”, sem dar detalhes. Além das três pessoas em estado grave, há outros feridos.

A polícia informou que ainda é cedo para especular as motivações que levaram ao crime. O inspetor de polícia Søren Thomassen também disse que não há indícios de que outra pessoa tenha participado do ataque, mas a investigação ainda está em aberto.

Continua após a publicidade..

Em entrevista à GloboNews, o jornalista brasileiro Joseph Dana, que estava no local, afirmou que os tiros aconteceram na área da Praça de Alimentação do shopping, e causaram correria e pânico.

Pessoas morreram e ficaram feridas em um tiroteio em um shopping center na capital dinamarquesa Copenhague — Foto:  Ritzau Scanpix/Claus Bech via REUTERS
Pessoas morreram e ficaram feridas em um tiroteio em um shopping center na capital dinamarquesa Copenhague — Foto: Ritzau Scanpix/Claus Bech via REUTERS

O principal hospital da cidade, Rigshospitalet, recebeu um “pequeno grupo de pacientes” — possivelmente mais de três — feridos no incidente, disse um porta-voz do estabelecimento à Reuters. O hospital também solicitou reforço da equipe médica, incluindo enfermeiras e cirurgiões.

A mídia local publicou imagens mostrando policiais fortemente armados e pessoas pessoas correndo para fora do shopping.

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, disse que o país escandinavo sofreu um “ataque cruel”.

“É incompreensível. De partir o coração. Sem sentido. Nossa bela e geralmente tão segura capital foi alterada em uma fração de segundo”, disse, segundo a AP.

Segundo a polícia, o principal suspeito é um homem dinamarquês de 22 anos — Foto: Ritzau Scanpix/Olafur Steinar Gestsson
Segundo a polícia, o principal suspeito é um homem dinamarquês de 22 anos — Foto: Ritzau Scanpix/Olafur Steinar Gestsson

O cantor britânico Harry Styles deveria se apresentar no final da noite, às 20h local (15h no horário de Brasília), em uma casa de shows a menos de 1,6 km do shopping. Segundo a imprensa europeia, o show foi cancelado devido ao episódio.

Segundo a promotora do show, Live Nation, em comunicado enviado por e-mail à agência Reuters, a apresentação acontecerá conforme programado, após autorização da polícia local. Metade do público já teria entrado na área prevista para o show.