Em vídeo o presidente da Ucrânia pede ajuda voluntária para combater russos na Ucrânia
De Olga Voitovich da CNN em Lviv e Ivana Kottasova em Kiev
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky está pedindo que pessoas de todo o mundo se juntem à luta contra a Rússia.
Em um comunicado no domingo, ele acusou o exército russo de matar civis e elogiou os ucranianos por terem coragem de se defender.
“Os ucranianos manifestaram a coragem de defender sua pátria e salvar a Europa e seus valores de um ataque russo. Esta não é apenas a invasão da Ucrânia pela Rússia. Este é o começo de uma guerra contra a Europa, contra as estruturas europeias, contra a democracia, contra os humanos básicos. direitos, contra uma ordem global de lei, regras e coexistência pacífica”, disse Zelensky.
Dirigindo-se a “todos os cidadãos do mundo, amigos da Ucrânia, paz e democracia”, Zelensky disse: “Qualquer um que queira se juntar à defesa da Ucrânia, da Europa e do mundo pode vir e lutar lado a lado com os ucranianos contra os criminosos de guerra russos. .”
O comunicado acrescenta que aqueles que desejam participar devem entrar em contato com o Adido de Defesa da Embaixada da Ucrânia em seus países.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, também ecoou o apelo, twittando no domingo:
“Estrangeiros dispostos a defender a Ucrânia e a ordem mundial como parte da Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia, eu os convido a entrar em contato com as missões diplomáticas estrangeiras da Ucrânia em seus respectivos países. Juntos derrotamos Hitler e derrotaremos Putin também.”
Fonte: CNN Internacional