Um ‘tsunami’ de lava do vulcão foi detectado por observadores terrestres na sexta-feira, 15 de outubro
Novas imagens de satélite de alta resolução da ilha espanhola de La Palma revelam rios de lava derramando do vulcão Cumbre Vieja da ilha, já que sua erupção devastadora não mostra sinais de parar quase um mês após o início.
As imagens, capturadas por um satélite da empresa americana de observação da Terra Maxar Technologies na quinta-feira (14 de outubro), mostram a espessa coluna de fumaça subindo da cratera do vulcão Cumbre Vieja , formando uma nuvem escura e pesada acima da ilha. Córregos brilhantes de lava fluem pelo flanco da cordilheira em direção à costa, destruindo tudo em seu caminho.
“A lava está formando um enorme delta na costa de La Palma e reivindicou cerca de 98 acres (40 hectares) de novas terras do Oceano Atlântico”, escreveram representantes da Maxar em uma descrição de imagem no Twitter .
O Instituto de Vulcanologia das Ilhas Canárias (Involcan) compartilhou imagens terríveis do solo na sexta-feira (15 de outubro), capturando um fluxo rápido de lava escaldante passando por prédios abandonados.
“Uma de nossas equipes foi capaz de filmar um verdadeiro” tsunami “de lava hoje”, twittou Involcan . “Velocidade impressionante e transbordamento do canal de lava.”
Uno de nuestros equipos ha podido filmar hoy un verdadero “tsunami” de lava. Impresionante velocidad y desborde del canal lávico / today one of our crew was able to film a truly lava “tsunami”. Amazing speed and overflow of the lava channel. pic.twitter.com/aoKiUSJ2bX
— INVOLCAN (@involcan) October 14, 2021
Mas o espetáculo infernal está longe de ser divertido para os habitantes locais. De acordo com o Serviço de Monitoramento de Emergências Copernicus da União Europeia , 1.817 edifícios morreram na lava fervente desde o início da erupção em 19 de setembro. Mais de 2,8 milhas quadradas (7,3 quilômetros quadrados) de terra foram submersos enquanto o vulcão continua vomitando mais e mais lava.
A erupção intensificou-se no último fim de semana, depois que parte da cratera Cumbre Vieja desabou no sábado (9 de outubro), permitindo que a lava espirrasse em novas direções. Pedregulhos do tamanho de uma casa foram vistos rolando da cratera enquanto novos fluxos de lava rapidamente encontraram seu caminho em direção à costa do Oceano Atlântico, destruindo assentamentos que haviam sido poupados do fluxo original.
De acordo com o Guardian , as autoridades locais ordenaram que cerca de 300 pessoas evacuassem suas casas condenadas nas cidades de Tazacorte e La Laguna na quinta-feira (14 de outubro), dando-lhes apenas algumas horas para recolher seus pertences e animais de estimação.
#EUSpace for #ErupciónLaPalma@CopernicusEMS has released its 2️⃣1⃣st Monitoring product for the #LaPalma #CumbreVieja eruption
The maps shows (as of 14 October at 19:02 UTC)
➡️Extent of the lava flow: 732.5 ha????(+52.1 ha in 24h)
➡️1,817 destroyed buildings detected????(+269) pic.twitter.com/XDV9whmV2d— ???????? DG DEFIS #StrongerTogether (@defis_eu) October 15, 2021
Nesse ínterim, a nuvem de dióxido de enxofre emitida pelo vulcão está se espalhando pela Europa, atingindo altitudes de até 3,1 milhas (5 quilômetros), de acordo com o Copernicus Atmosphere Monitoring Service (CAMS). Espera-se que ele cruze a Europa de oeste a leste nos próximos dias, disse o cientista sênior do CAMS, Mark Parrington , no Twitter .
O vulcão Cumbre Vieja acordou em 19 de setembro após 50 anos de silêncio. Mais de 20.000 terremotos moderados alertaram geólogos e autoridades locais na semana anterior à erupção ao aumento do magma dentro do vulcão. Especialistas temem que a erupção possa continuar por meses.
Fonte: SPACE