Outras 41 pessoas sofreram queimaduras; retirada de residentes foi dificultada pela fumaça densa que cobre o local
Na Indonésia, o vulcão Semeru, localizado na ilha de Java, entrou em erupção neste sábado (4). A atividade vulcânica intensa matou pelo menos uma pessoa e feriu outras 41, disseram as autoridades. Há enormes nuvens de fumaça e cinzas no local.
Vídeos compartilhados por membros do serviço de emergência mostram residentes correndo enquanto enormes nuvens de fumaça e cinzas cobriam vilarejos próximos na província de Java Oriental.
Em coletiva de imprensa, o vice-chefe do distrito de Lumajang, Indah Masdar, confirmou a morte de uma pessoa e afirmou que os demais feridos sofreram queimaduras.
As autoridades locais estão montando tendas de evacuação, segundo a agência de mitigação de desastres do país. No entanto, as evacuações foram dificultadas pela fumaça densa que cobre o local.
A AirNav Indonésia, que controla o espaço aéreo indonésio, disse em um comunicado que a erupção não “causou impacto significativo” nos voos.
O monte Semeru, o mais alto da ilha de Java, está entre os quase 130 vulcões ativos da Indonésia. Ele entrou em erupção em janeiro, sem causar vítimas.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que o vulcão entra em erupção. É possível observar pessoas correndo enquanto um tensa nuvem de fumaça avança sobre o local.
Veja abaixo:
Gunung Semeru yang terletak di Kabupaten Malang dan Kabupaten Lumajang, Jawa Timur, mengalami erupsi, Sabtu (4/12/2021).pic.twitter.com/JfTVzJawKu
— Asumsi (@asumsico) December 4, 2021
Fonte: CNN Brasil