Ataque surpresa do grupo aconteceu no começo deste sábado e pegou Tel-Aviv de surpresa
Ataques feitos pelo grupo palestino Hamas, que lançou foguetes e invadiu o território de Israel neste sábado, deixaram ao menos 200 mortos no país, segundo balanço oficial dos serviços de emergência locais. Em Gaza, pelo menos nove pessoas morreram neste sábado, informou a agência AFP. Vídeos mostram os momentos que antecederam o ataque, com dezenas de terroristas acessando o território de Israel por Gaza.
Footage shows dozens of Palestinian terrorists infiltrating into Israel from Gaza. pic.twitter.com/f3gKChKabO
— Emanuel (Mannie) Fabian (@manniefabian) October 7, 2023
O ataque surpresa do Hamas pegou Tel-Aviv de surpresa. Em suas redes sociais, o governo foi taxativo e afirmou estar “em guerra”, ao fim de um comunicado no qual informava que o país estava “sob bombardeio de foguetes desde o início desta manhã”.
“Terroristas armados do Hamas estão patrulhando as ruas e tentando massacrar civis israelenses inocentes que têm barricadas em suas casas”, diz o comunicado, acompanhado de um vídeo em que diversos veículos em um centro residencial aparecem em chamas. Ao fundo, o som de diversos disparos pode ser ouvido.
Residential areas across the state of Israel have been under rocket barrage since early this morning.
Armed Hamas terrorists are patrolling the streets and trying to slaughter innocent Israeli civilians who have barricades themselves into their homes.
We are at war. pic.twitter.com/pXni3h8lSV
— Israel ישראל ???????? (@Israel) October 7, 2023
Com a mesma afirmação contundente, de que “Israel está em guerra”, o Ministério das Relações Exteriores de Israel compartilhou um compilado de registros dos ataques ocorridos desde o início da manhã. O órgão afirma que há imagens “tão perturbadoras que nem conseguimos compartilhá-las”.
“No início desta manhã, terroristas armados do Hamas infiltraram-se nas comunidades israelitas e começaram a ir de casa em casa e a assassinar israelitas inocentes. […] Tomaremos todas as medidas para proteger os nossos cidadãos e visar aqueles que os prejudicam”, disse o ministério em comunicado.
Israel is at war.
Earlier this morning armed Hamas terrorists infiltrated Israeli communities and started going house to house and murdering innocent Israelis.
Some of the images are so disturbing we cannot even share them.
We will take every measure to protect our citizens… pic.twitter.com/RRk6RheyL2
— Israel Foreign Ministry (@IsraelMFA) October 7, 2023
A entidade publicou dois registros desses ataques em suas redes sociais. Em um deles, é possível ver alvos em movimentos no solo, como carros e outros veículos, sendo atingidos por disparos aéreos.
This morning, approximately 2,200 rockets were launched from the Gaza Strip into Israeli territory.
In parallel, a number of terrorists infiltrated into Israeli territory in southern Israel.
In response, the IDF has launched Operation “Swords of Iron”. pic.twitter.com/cBaYeaSOcu— Israeli Air Force (@IAFsite) October 7, 2023
Em outra publicação, a Força Aérea afirma que “nas últimas horas, dezenas de caças das FDI [sigla do órgão] atacaram 17 complexos militares e 4 centros de comando operacional pertencentes à organização terrorista Hamas na Faixa de Gaza”.
In the last few hours, dozens of IDF fighter jets struck 17 military compounds and 4 operational command centers belonging to the Hamas terrorist organization in the Gaza Strip. pic.twitter.com/Hr7t9A2ajq
— Israeli Air Force (@IAFsite) October 7, 2023
O jornal The Jerusalem Post publicou um vídeo em que mostra o momento em que diversas pessoas fogem às pressas de uma festa organizada ao ar livre depois da chegada de membros do Hamas. Segundo a publicação, “os participantes relatam momentos angustiantes de tiros”, crescendo “as preocupações com possíveis vítimas”.
Terrorists from Gaza attacked an outdoor party near Kibbutz Urim in Southern Israel.
Attendees recount harrowing moments of gunfire, with many still in hiding.
Concerns grow about potential casualties. #IsraelNews #GazaTerror | ????: Walla #OperationIronSwords… pic.twitter.com/yUM2M9PSWz
— The Jerusalem Post (@Jerusalem_Post) October 7, 2023