A construção de um bom briefing é essencial para o desenvolvimento de campanhas entre a agência de tráfego e a empresa. Por meio de reuniões, é a hora que o profissional irá coletar o máximo de informações antes de definir os próximos passos do projeto da marca. Mas como haver alinhamento correto entre as duas partes? Como o profissional irá conseguir potencializar o melhor daquele negócio em um anúncio?
“Seja cliente do seu cliente para entender a qualidade e excelência do serviço do seu possível cliente. Muitas vezes é muito importante entender que tráfego pago não faz milagre. Não faz mágica. Se o serviço for ruim, você só vai potencializar isso na internet. Então ter um briefing te dá um respaldo de entender primeiro quais são os principais serviços desse negócio e tirar o achismo da história”.
Isso quem fala é Fred Dias, que é CMO da Agência TREX e que já gerenciou mais de 30 milhões de reais em tráfego pago para negócios locais. Ainda de acordo com Fred, existem três fatores fundamentais que podem fazer toda a diferença na hora de construir um briefing para negócios locais. Confira!
O serviço que mais vende na empresa?
“Toda empresa tem o serviço que mais vende. Então esse tem que ser anunciado”.
O que é lucrativo?
“É aquele que paga as contas. Se você fizer uma lista de 5 a 10 para o seu cliente, ele é o top 2 ou 3. Esse serviço tem que ser anunciado porque ele vai pagar as contas do marketing e vai sempre ser o zero a zero”.
O que é mais lucrativo?
“Esse é aquele que vai dar menos venda, mas vai dar mais lucro. Ele não é o que chama tanta atenção. Então quando você pensa dessa forma, você constrói um briefing mais alinhado”.
Mesmo seguindo essas dicas, Fred ressalta a importância do profissional ter ciência que cada serviço tem uma persona, uma faixa etária e que é preciso definir isso por serviços. “O Google sempre vai entender isso de uma forma muito mais pontual que você tem que dividir isso por campanha e, assim, você vai alcançar mais resultados quando você constrói baseado nisso, nos três primeiros principais”. explicou Fred.
Alguns erros na construção do briefing
Com mais de 15 anos de experiência e certificação no Google, Fred Dias revela que o profissional precisa fazer duas perguntas base para não cometer erros: “Quais são os principais serviços?” e “Quais são os mais vendidos?”.
- Projeto “Ctrl C + Ctrl V” sem o DNA do empresário. “Tem que estar alinhado com o cliente, e o cliente de acordo com o negócio Tem que estar fundamentado naquele negócio”.
- Invenções e achismos: “Muitos empresários esquecem de olhar para o próprio negócio e ficam olhando para fora. O principal erro é quando os empresários querem sempre vender algo similar a outro empresário, mas é um serviço que não vende e que não funciona na sua própria empresa”.