Operação de empilhadeiras com segurança exige atenção

Continua após a publicidade..

A pandemia evidenciou ainda mais o papel fundamental das empilhadeiras na entrega de produtos essenciais à população, como alimentos, bebidas, produtos de limpeza, medicamentos, entre outros. E para o sucesso desta missão também o operador é extremamente importante em um processo que requer atenção, principalmente às medidas de segurança.

Empilhadeiras usadas de forma correta trazem economia, agilidade e segurança ao negócio. O aumento de compras pelo e-commerce no Brasil, representou um percentual de 30%, segundo a pesquisa da consultoria Kantar realizada em 21 países latinos em 2021. Com tamanha expansão, acredita-se que o número de equipamentos possa crescer na mesma proporção, exigindo ainda mais atenção e cuidado na movimentação de materiais e gerenciamento da frota.

“Os operadores de empilhadeiras movimentam cerca de 1.800 caixas diariamente. Mas, na prática, não se trata apenas de caixas. São eles que movem toda a cadeia de suprimentos”, diz Juliana Tavares, Gerente de Marketing da Yale Brasil, ao falar do reconhecimento desse profissional, que é estratégico desde o recebimento até a entrega de produtos em diversos negócios.

Continua após a publicidade..

Para realizar um trabalho que exige tanto e requer atenção, estes profissionais precisam contar com equipamentos igualmente robustos. Por isso, é importante que a indústria foque em desenvolvimento de produtos que entreguem não só segurança e ergonomia, como também velocidade, performance e inovação. “Empilhadeira e operador precisam trabalhar juntos para que se alcance o melhor desempenho no dia a dia”, finaliza Juliana.

Atenção redobrada às normas de segurança

Para o adequado uso do equipamento, o operador precisa seguir algumas normas de segurança, a fim de reduzir possibilidades de acidentes, principalmente em uma área logística muito movimentada.

[pt_view id="6494a7ewce" categories="10002"]

São diversos os modelos de empilhadeiras. Algumas podem ser utilizadas apenas em galpões fechados, enquanto outras são preparadas para o espaço aberto. Podem ser movidas a combustão ou ser elétricas, com capacidade de carga que pode variar de 1 até 52 toneladas, dependendo da marca e modelo e alturas que podem ultrapassar os 14 metros.

Trabalhando em setores tão diversos e com cargas dos mais variados tamanhos e pesos, para operá-la o profissional precisa ser treinado. Além disso, o operador deve se manter atualizado com as novidades do setor e utilizar de forma correta todos os equipamentos de segurança. Seguem algumas dicas:

  1. TCO e Manutenção Preventiva

A somatória do TCO (Custo Total de Propriedade) deve envolver o conjunto: aquisição, manutenção, reposição de peças, mão de obra e máquina parada. A manutenção agrega cerca de 40% ao valor da máquina, sendo os outros 60% ao valor da aquisição. Então, é importante realizar a manutenção preventiva, que ajuda na diminuição de custo e aumento da produtividade.

  1. Tipos de pneus para máquinas contrabalançadas

Cada pneu é projetado para um tipo de operação, promovendo segurança, fluidez e rentabilidade. A definição da melhor rodagem para a operação deverá ser definida observando: tipos de piso, resistência a furos, temperatura e estabilidade.

  1. Como calcular o corredor operacional da operação

O corredor operacional é a área de circulação da empilhadeira, ou seja, a menor distância necessária para que a empilhadeira consiga realizar a manobra para armazenagem, considerando folga de segurança, isso é, entrar no corredor e fazer a curva de 90 graus para depositar ou coletar a carga.

O primeiro passo para identificar a medida do corredor operacional de a operação, é coletar a menor distância entre as duas laterais do corredor, entre pallets, cargas ou porta-pallets. Para calcular o menor corredor operacional para um equipamento, são utilizados três valores:

– Raio de giro do equipamento;

– Raio de giro da carga;

– Folga, considerada para uma maior produtividade e segurança.

Sobre a Yale Brasil

A Yale, marca que atua no mercado de empilhadeiras e movimentação de materiais, pertence à Hyster-Yale Group Inc, uma subsidiária da Hyster-Yale Materials Handling, Inc. (NYSE: HY), sediada em Cleveland (Ohio, EUA). A empresa possui rede de distribuição autorizada com abrangência nacional.

Share

You may also like...