Grupo Açotubo aposta em transformação digital como diferencial competitivo

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De acordo com um levantamento da McKinsey publicado no ano passado, 80% dos entrevistados pretendiam continuar ou aumentar investimentos em automação. O Grupo Açotubo, da área de distribuição de produtos siderúrgicos, faz parte dessa estatística, com aposta na tansformação digital como diferencial competitivo.

A empresa vem fazendo aportes em tecnologia especialmente desde o ano passado e os investimentos destinados a essa área em 2023 chegam a R$ 3 milhões. O objetivo é fazer com que a empresa esteja completamente imersa em processos digitais, o que, segundo Bruno Bassi, CEO da Açotubo, não é comum no mercado do aço. 

“Percebemos que, apesar de não ser novidade no mercado como um todo, a tecnologia como fator de impulso em negócios no nosso mercado fica mais no discurso ou é tratada com lentidão. Na prática, quantas organizações deste setor passaram por uma transformação digital?”, explica.

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Tecnologia em todas as frentes

Para citar alguns exemplos recentes, o Grupo Açotubo lançou um chatbot, o assistente virtual chamado “Luizaço”, criado para ser uma primeira linha de atendimento, facilitando o acesso às informações e serviços on-line, como levantamento de boletos e certificados de qualidade, por exemplo. Na área de comércio exterior, a novidade foi o sistema Global Narwal, que simplificou processos automatizando tarefas rotineiras, deixando os profissionais focados na gestão das operações. Já em logística, foi feita a modificação dos módulos de frete, agendamento da coleta e roteirização da entrega pela frota, trazendo maior segurança e otimização para o processo. 

Um dos últimos anúncios foi no setor de produção, onde a aquisição de um software de sensorização (OEE) dos equipamentos para medição de performance gerou aumento de 105% na produtividade nas máquinas de três unidades da empresa. Com os avanços digitais, foi preciso pensar em aumento de estrutura de TI, com novo servidor Intel® Xeon® de 2ª geração e processador escalável, além de 20 novos firewalls de alta performance instalados na matriz e filiais para garantir uma alta conectividade, e da rede de proteção, com Endpoint Detection and Response (EDR), para defesa dos endpoints como gateways.

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Além da concorrência

Renato Vellani, Gerente de TI do Grupo Açotubo, explica que faz parte da visão de mercado do Grupo estar à frente de recursos para otimização do trabalho e atendimento das demandas de mercado. Ele ainda destaca as soluções SIGA360, que centraliza dados e histórico de cada cliente, sendo um CRM que funciona de forma estratégica alinhado com os objetivos da companhia, e o BIGDATA com Data Lake, que é um local central que permite aos colaboradores o encontro, preparo e análise de grandes volumes de dados armazenados.

“Fora isso, temos planejado para 2023 a digitalização de pedidos, que é uma plataforma de vendas digital criada para que os clientes tenham mais autonomia no abastecimento de seus estoques, tornando a jornada mais ágil e independente, mas com modelo de atendimento consultivo e com foco em gerar negócios para toda a cadeia”, finaliza o gerente.

 

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