Faturamento dos serviços de alimentação cresceu 16% em 2023

Continua após a publicidade..

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), e conduzida pela consultoria Galunion, 74% dos serviços de alimentação, como restaurantes, cafés e lanchonetes, tiveram alta em seu faturamento em 2023, ante os 58% do ano anterior. Trata-se de um aumento de 16 pontos percentuais na quantidade de negócios que conseguiram incrementar o faturamento no último ano. Outros 18% revelaram estar com faturamento igual e 8% com receita inferior.

Com relação ao resultado financeiro das operações, também foi registrado lucro de 74% no ano passado, ao passo que 21% tiveram resultado próximo a zero e 5% relataram prejuízo. 

Para o sócio-diretor da franquia de alimentação saudável Sucão, Filipe Falcão, o levantamento é extremamente positivo e demonstra uma recuperação do setor após o período crítico da pandemia. “Esse crescimento indica não apenas uma retomada do consumo, mas também uma adaptação bem-sucedida dos negócios às novas demandas e expectativas dos consumidores.”

Continua após a publicidade..

Os dados mostram ainda que houve um decréscimo de seis pontos percentuais no número de empresas do segmento que estão com dívidas ou atrasos de pagamento, caindo de 28% em agosto de 2023 para 22% em fevereiro-março de 2024. “O aquecimento do setor no período pós-pandemia é um indicativo claro de que o mercado está se fortalecendo, criando um ambiente propício para novos investimentos. Para os empresários, este é um momento oportuno para expandir seus negócios, diversificar suas ofertas e inovar em produtos e serviços”, ressalta Falcão.

“Investir agora pode significar capitalizar sobre um mercado em expansão, aproveitando a recuperação econômica e a disposição dos consumidores de gastar em experiências alimentares”, afirma o CEO. Ele diz ainda que as lições aprendidas durante a pandemia sobre eficiência operacional e adaptação rápida às mudanças do mercado podem ajudar os empresários a tomar decisões estratégicas mais assertivas.

No entanto, o levantamento revelou preocupação do setor sobre encontrar e reter talentos. Cerca de 57% das empresas informaram falta de mão de obra qualificada, tanto para contratação como para retenção. Em contrapartida, 37% afirmam que vão focar no desenvolvimento da gestão, por meio de treinamentos internos e externos. Outros 31% revelam investir em premiação a partir de metas atingidas, 24% em um plano de carreira revigorado, com novas perspectivas e personalização, e 22% com mudança no formato de remuneração, com introdução de parte variável.

[pt_view id="6494a7ewce" categories="10002"]

“É importante ressaltar que o setor de alimentação não apenas se recuperou, mas também evoluiu significativamente durante a pandemia. A franquia Sucão, por exemplo, tem investido em tecnologias e processos para melhorar a experiência do cliente e a eficiência operacional. Acreditamos que o futuro do setor é brilhante e cheio de oportunidades para aqueles que estão dispostos a inovar e se adaptar às novas demandas do mercado”, conclui Falcão.

Share

You may also like...