AO VIVO: Cenipa apresenta relatório preliminar sobre a causa da queda do avião em Vinhedo

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O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou, nesta sexta-feira (6), o relatório preliminar sobre as possíveis causas do acidente com o avião da Voepass em Vinhedo, que resultou na morte de 62 pessoas. A coletiva de imprensa, realizada em Brasília, contou com a presença de familiares das vítimas, que viajaram até a capital para acompanhar a divulgação.

Detalhes do Relatório Preliminar

Durante a coletiva, o Cenipa confirmou que a aeronave estava em conformidade com as exigências técnicas. O avião, modelo ATR 72-500, possuía todas as licenças necessárias para voar e estava “aeronavegável”, conforme as análises realizadas pelos investigadores. A equipe revisou os registros técnicos de manutenção e confirmou que estavam atualizados até os dias que antecederam o acidente.

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Além disso, o relatório destacou que os pilotos da Voepass tinham treinamento específico para operar em condições de gelo, o que havia sido realizado em simuladores. Segundo o brigadeiro Marcelo Moreno, chefe do Cenipa, o objetivo do relatório preliminar é identificar fatores que podem ter contribuído para o acidente, sem atribuir responsabilidades criminais.

Coletiva de Imprensa e a Presença dos Familiares

Cerca de 70 familiares das vítimas compareceram à coletiva em Brasília, onde foram recebidos pela equipe do Cenipa antes da divulgação oficial. Eles puderam conhecer de perto as apurações feitas até o momento e acompanhar as explicações dos responsáveis pela investigação.

Participaram da apresentação o brigadeiro Marcelo Moreno, o coronel Henrique Baldin e o tenente-coronel Paulo Mendes Fróes, que explicou que o relatório apresentado traz dados factuais, sem abordar o motivo ou as circunstâncias exatas que causaram a queda da aeronave.

Informações Preliminares Sobre o Acidente

O acidente, ocorrido em 9 de agosto, envolveu uma aeronave que fazia o voo 2283 de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP). A queda aconteceu em Vinhedo, a aproximadamente 115 km do destino. Todas as 62 pessoas a bordo, incluindo tripulantes, perderam a vida no impacto.

Segundo dados preliminares já obtidos pelo Cenipa, o gravador de voz da cabine registrou diálogos dos pilotos momentos antes da queda, incluindo falas sobre “dar potência” à aeronave. O gravador também capturou gritos de dentro da cabine. No entanto, os investigadores reforçam que essas informações, isoladamente, não são suficientes para apontar uma causa concreta para o acidente.

Investigação Paralela da Polícia Federal

Além do Cenipa, a Polícia Federal também está investigando o acidente de forma paralela, buscando identificar responsáveis criminais. A PF deve produzir um Laudo de Sinistro Aeronáutico, que será baseado em análises técnicas e periciais dos destroços e componentes do avião.

Enquanto o Cenipa trabalha para melhorar a segurança aérea e evitar futuras tragédias, o foco da investigação da Polícia Federal é entender se houve falhas humanas ou negligência que possam ser puníveis criminalmente.

O relatório final do Cenipa ainda não tem data prevista para divulgação, mas deve incluir mais detalhes técnicos, enquanto a PF seguirá seu próprio cronograma para a conclusão do laudo criminal.

 

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