Pontos de arrecadação funcionam nos acessos principais do Campus I da UFPB; no prédio da Reitoria e na Unidade de Mangabeira.
Uma campanha solidária para ajudar as famílias desabrigadas nas cidades atingidas por enchentes no estado da Bahia foi lançada nesta segunda-feira (27) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A arrecadação de alimentos, roupas, colchões, colchonetes e materiais de higiene acontece até a próxima segunda-feira (3), quando as doações serão enviadas para a Bahia.
LEIA TAMBÉM:
Os pontos de arrecadação funcionam nos acessos principais do Campus I da UFPB, na rotatória do bairro do Castelo Branco; na entrada da Via Expressa Padre Zé que dá acesso ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA); recepção no prédio da Reitoria, no acesso pela rampa, e na Unidade de Mangabeira, onde estão localizados o Centro de Informática (CI) e o Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR).
Segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), mais de 430 mil pessoas foram afetadas pela forte chuva no estado. São 16.001 desabrigados pelas chuvas, 19.580 desalojados, dois desaparecidos e 18 mortos.
A Bahia tem, neste momento, 72 municípios em situação de emergência reconhecida. Até sábado (25), 25 cidades faziam parte da lista, mas neste domingo, o governador Rui Costa reconheceu outras 47 nesta condição. Do total, 58 delas estão também em situação de crise por causa das enchentes.
Por isso, a UFPB pede à comunidade universitária e à sociedade em geral que possam se engajar nessa campanha que vem mobilizando todo o país. Além disso, estende o convite para que outras instituições possam integrar essa ação solidária.
A Reitoria da UFPB também mobilizará os parceiros da Universidade para que possam contribuir e a Pró-reitoria de Extensão (Proex) pedirá apoio a uma rede solidária a fim de promoverem a doação de alimentos e roupas.
Paraíba envia bombeiros militares
O governo da Paraíba enviou 21 bombeiros militares para auxiliar nas operações de apoio aos municípios afetados pelas fortes chuvas no Sul da Bahia e colaborar com a força-tarefa, que também conta com o apoio de outros estados do Brasil.
De acordo com o major do Corpo de Bombeiro da Paraíba, Thiago Antônio, além dos agentes, foram levados, também, equipamentos e materiais para auxiliar nos trabalhos de retirada de pessoas de áreas de risco, equipamentos de desobstrução de vias e de recuperação de serviços essenciais.
O major explicou, ainda, que os bombeiros foram à Bahia no sábado e ainda não existe uma data de retorno deles à Paraíba. A missão só acaba quando não houver mais pessoas precisando deles.
Fonte; G1