Adaptado da série de romances de sucesso de Malorie Blackman, a minissérie A Cor do Poder traz uma trama inteligente e destaca o racismo estrutural, ao virar de cabeça para baixo um conto familiar de amantes perdidos
Sephy (Masali Baduza) e Callum (Jack Rowan) se apaixonam pelas divisões raciais e de classe de Albion. Fotografia: Ilze Kitshoff / BBC / Mammoth ScreenE UÉ difícil neste mundo para o homem branco oprimido – e não me refiro a Laurence Fox . Esta adaptação em seis partes dos livros Noughts + Crosses de Malorie Blackman (BBC One) nos transporta para uma Albion do século 21, que virou corrida. Lá, a maioria Naught de pele clara foi governada por colonizadores Cross de pele mais escura de “Aprica”, desde a conquista da Europa, há cerca de 700 anos.
Nossa perspectiva sobre este mundo alternativo é a de Callum (Peaky Blinders ‘Jack Rowan) a Naught, e Sephy (o recém-chegado Masali Baduza), que não é apenas uma Cruz, mas, como filha do secretário do Interior Kamal Hadley (Paterson Joseph) , um particularmente privilegiado.
Callum e Sephy foram companheiros de brincadeira de infância na grande casa de Hadley, onde a mãe de Callum (Helen Baxendale) trabalha como empregada. Quando Callum é convocado para ajudar a servir bebidas em uma festa de aniversário para a Sra. Hadley (Bonnie Mbuli), eles se encontram novamente e reavivam seu afeto. Este amor além das linhas raciais é perigoso, no entanto, e ainda mais complicado pelo envolvimento da família de Callum em um grupo paramilitar Naught.
Se você estudou entre 2001 e 2008, já sabe muito sobre isso. Foi quando a série de livros para jovens adultos de Blackman, um ex-laureado infantil, dominou bibliotecas e mochilas. É difícil exagerar o impacto da série Noughts + Crosses em um certo grupo de leitores de vinte e poucos anos, mas o fato de Stormzy (26 anos) chamá-los de seus “livros favoritos de todos os tempos”, Blackman checado pelo nome em seu último álbum e tem uma participação especial na série, dá algumas indicações.
Portanto, a geração que cresceu lendo Blackman estará assistindo, mas o horário das 21h sugere que a BBC está apostando em um apelo adulto mais amplo. Os personagens envelheceram cerca de cinco anos, tornando Callum e Sephy participantes plenos da sociedade de Albion, com todo o seu racismo – tanto insidioso quanto aberto. Há um exemplo bem conhecido do livro, em que Callum obtém um gesso da cor da pele que não combina com seu tom de pele, e muito mais. Sephy tem uma gama empolgante de oportunidades de ensino superior, enquanto a melhor opção de Callum é se matricular na academia militar de elite de Cross, Mercy Point, mesmo que isso signifique ser alienado de sua comunidade e sofrer intimidação racista implacável. Como um Naught, ele também está sujeito a policiamento brutal, o desrespeito rotineiro de nomes pronunciados incorretamente e a calúnia altamente carregada de “blanker”,
Muito disso soa discordante com os espectadores, o que se deve à engenhosa simplicidade da premissa de Blackman. O que distingue A cor do poder de uma série de história contrafactual, como O Homem no Castelo Alto , ou uma fantasia de base histórica, como Game of Thrones , é que quase não é ficcional. Este mundo é o nosso mundo – mesma tecnologia, mesma geografia, mesmo governo – apenas invertido.
Nesse contexto, o domínio cultural africano pode parecer uma celebração. Além de todas as outras coisas que está fazendo, este show atua como uma vitrine ainda rara para talentos negros, seja na forma de mais papéis para atores negros ou uma trilha sonora que mistura música contemporânea africana com diversos artistas negros britânicos (atualmente disponível para ouvir na íntegra na BBC Sounds).
Poderia tal show ter sido feito antes de Black Panther explodir suposições da indústria preguiçosa em 2018? Certamente, parte do afrofuturismo vencedor do Oscar do filme é evidente aqui, mas é mais do que um design brilhantemente estiloso com ressonância política. A arquitetura africanizada (filmada principalmente na África do Sul), a forma como rostos negros aparecem em todos os painéis publicitários e canais de notícias, mas especialmente a forma como os padrões de beleza afrocêntricos são tão difundidos que até personagens brancos usam seus cabelos em mechas e tranças – tudo isso vem juntos para criar um efeito que é consistentemente sacudido. Cada cena inclui pelo menos um detalhe que desperta o espectador (e nos mantém “acordados”) para tanto racismo que de outra forma é absorvido, despercebido na textura do cotidiano.
Esses personagens de A Cor do Poder ainda não têm complexidade e nuances para combinar com sua construção de mundo. Nesta fase, é difícil imaginar o interesse do público em Callum e Sephy sustentando o show em uma proposta de série subsequente. Mesmo assim, esta é uma visualização vital.
Numa altura em que o absurdo dos “debates” mediáticos sobre raça revela a falta de compreensão geral deste país, é revolucionário um espectáculo que demonstra de forma tão contundente o racismo estrutural. Porque não se trata apenas de alguns emplastros rosa, certo?
Fonte: The Guardian