qui. mar 28th, 2024

Projeto de Anistia para Golpistas do 08/01 Está em Consulta Pública no Senado

By Clayton out 23, 2023

Proposta de Lei busca conceder anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília

Em uma reviravolta política, o Senado Brasileiro coloca em consulta pública o Projeto de Lei nº 5064 de 2023 (PL 5064/2023), apresentado pelo Senador Hamilton Mourão (REPUBLICANOS/RS), que visa conceder anistia aos acusados e condenados pelos crimes definidos nos arts. 359-L e 359-M do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal. Esses crimes estão relacionados às manifestações ocorridas em Brasília, na Praça dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023. Os eventos, amplamente conhecidos como atos golpistas, envolveram uma série de vandalismo, invasões e depredações do patrimônio público, cometidos por uma multidão de bolsonaristas extremistas.

As Circunstâncias dos Ataques

No fatídico dia 8 de janeiro de 2023, por volta das 13 horas, cerca de 4 mil bolsonaristas radicais saíram do Quartel-General do Exército em direção à Praça dos Três Poderes, entrando em conflito com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) na Esplanada dos Ministérios. Antes das 15 horas, a multidão rompeu a barreira de segurança estabelecida por forças da ordem e ocupou a rampa e a laje de cobertura do Palácio do Congresso Nacional. Além disso, parte do grupo conseguiu invadir e vandalizar o Congresso, o Palácio do Planalto e o Palácio do Supremo Tribunal Federal.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro não estavam em Brasília no momento das invasões. O Supremo Tribunal Federal classificou esses eventos como atos de terrorismo, gerando grande comoção na sociedade brasileira.

Detenções em Massa

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, informou que mais de 400 pessoas haviam sido detidas até às 21 horas do dia dos ataques. No dia seguinte, cerca de 1,2 mil pessoas que estavam acampadas em frente ao QG do Exército também foram detidas e levadas de ônibus para a sede da Polícia Federal. Até março de 2023, 2.182 pessoas foram presas por participação ou envolvimento nos ataques.

Repercussões Políticas e Jurídicas

Logo após os eventos, o governador Ibaneis Rocha exonerou o secretário de segurança pública e ex-ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro, Anderson Torres, que estava em Orlando no dia das invasões. Posteriormente, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou o afastamento de Ibaneis pelo prazo inicial de 90 dias, uma decisão que foi revogada em 15 de março.

Após os ataques, o presidente Lula assinou um decreto autorizando uma intervenção federal no Distrito Federal, que durou até o dia 31 de janeiro.

Reações Nacionais e Internacionais

Representantes do governo criticaram o ocorrido e declararam que os responsáveis pelos atos violentos, bem como seus financiadores e instigadores, serão identificados e punidos. Líderes de diversos partidos brasileiros repudiaram a invasão, considerando-a um grave atentado contra a democracia e exigiram a punição dos responsáveis. Muitos líderes nacionais também condenaram a invasão, expressando sua solidariedade para com o governo brasileiro.

Muitos analistas compararam o evento com a invasão do Capitólio dos Estados Unidos em 2021 por apoiadores de Donald Trump, que se recusava a aceitar a sua derrota nas eleições. Outra comparação faz alusão à Intentona Integralista de 1938, referindo-se aos ataques como Intentona Bolsonarista, devido à semelhança de tentativas de golpe de Estado fracassadas por um grupo de extrema direita da época.

Mobilização em Defesa da Democracia

Diversos movimentos sociais convocaram a realização de atos de repúdio à invasão e em defesa da democracia, que se realizaram no dia 9 de janeiro em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Belo Horizonte e outras cidades, reunindo milhares de pessoas.

O Projeto de Lei nº 5064 de 2023, que propõe a anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília, agora está em consulta pública no Senado, gerando debates acalorados sobre a justiça e as implicações da anistia para aqueles que participaram dos atos. O futuro do projeto e seu impacto na sociedade brasileira são temas de grande interesse e preocupação. Para acessar o texto completo do projeto, clique aqui.

Veja também: