Até maio, Brasil recebeu mais de 1 milhão de visitantes estrangeiros

O Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de visitantes estrangeiros de janeiro a maio deste ano, aponta levantamento da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Os dados são do Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal. O número de viajantes é o maior desde 2020, quando teve início a pandemia da covid-19. Naquele ano, 1,8 milhão de pessoas entraram no país com visto de turista.

Foram registrados 962 mil desembarques até abril, o que já representava um aumento de 60% em relação a todo o ano de 2021. No ano passado, 596,7 mil estrangeiros estiveram no país. Para a Embratur, a entrada de 1.092.579 pessoas “comprova a retomada do setor após dois anos de restrições”. O órgão destacou também que ao menos cinco campanhas publicitárias foram programadas para veiculação este ano.

O levantamento indica que também houve crescimento da malha aérea internacional do Brasil em maio, um volume que representa 74,36% da capacidade que havia em 2019, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Foram 3.547 voos mensais, um aumento de 312,89% em relação ao mesmo mês de 2021.

Continua após a publicidade..

Os números da Anac e das empresas aéreas mostram que, de janeiro a maio, foram criados ou retomados 84 voos internacionais, além de 36 frequências adicionais que entraram em operação. A estimativa do setor é que até fevereiro de 2023 haja um acréscimo de 122 voos, com origem de 17 países diferentes, além de outras 48 frequências a mais.

Promoção

Duas peças publicitárias foram veiculadas nos Estados Unidos. Uma delas foi a campanha Brazil is visa-free, come visit!, de novembro de 2021 a janeiro de 2022. Em junho, a propaganda destacou a experiência no país com a peça  Visit Brasil. A WOW Experience. Na América do Sul, a temática foi ¡Uno, dos, tres, Brasil!, de dezembro de 2021 a janeiro de 2022.

Outras ações estão previstas para Europa e América Latina no segundo semestre, segundo a Embratur.

O órgão apontou ainda que, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está promovendo ações para divulgação do Brasil no exterior, como press trips com jornalistas estrangeiros, participação em feiras internacionais, organização de roadshows e famtours com operadores, agentes e associações do setor.