Há suspeitas que há mais um envolvido nos crimes que abalaram o Espírito Santo nesta sexta
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), informou que foi apreendido o atirador responsável pelo ataque em duas escolas de Aracruz, na Região Norte do Espírito Santo, que resultou em três pessoas mortas. O caso ocorreu na manhã desta sexta-feira (25) e outras 11 vítimas, baleadas durante o episódio violento, foram socorridas a hospitais.
Nossas equipes de segurança alcançaram o autor do atentado que, covardemente, atacou duas escolas em Aracruz pela manhã. Decretei luto oficial de três dias em sinal de pesar pelas perdas irreparáveis. Continuaremos apurando as motivações e, em breve, teremos novos esclarecimentos
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) November 25, 2022
No Twitter, o chefe do Executivo afirmou que as equipes de segurança do Estado “alcançaram” o autor do atentado, sem dar detalhes. A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado e Segurança Pública e Defesa Social informou outras informações serão repassadas à imprensa em coletiva.
Ainda conforme o governador, o Estado está em luto oficial por três dias. “Nossas equipes de segurança alcançaram o autor do atentado que, covardemente, atacou duas escolas em Aracruz pela manhã. Decretei luto oficial de três dias em sinal de pesar pelas perdas irreparáveis”, declarou.
Casagrande afirmou que o caso segue em investigação pelas forças de segurança locais. As buscas ao atirador são feitas por equipes das Polícias Militar e Civil, com apoio de policiais do setor de inteligência e do grupamento aéreo. “Continuaremos apurando as motivações e, em breve, teremos novos esclarecimentos”, acrescentou.
O que sabemos sobre a ação do atirador?
De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, coronel Márcio Celante, o atirador estava vestido com roupa camuflada e com uma máscara no rosto. O homem arrombou os cadeados para invadir as duas escolas. O atentado resultou, até o momento, em três pessoas mortas e 11 feridos na cidade de Aracruz, no Norte do Espírito Santo.
De acordo com a Polícia Militar da região, o crime aconteceu por volta das 10h desta sexta-feira (25/11). Inicialmente, o atirador invadiu a escola Escola Estadual Primo Bitti e disparou contra professores. Na sequência, seguiu para uma escola particular, Centro Educacional Praia de Coqueiral (CEPC), e fez novos disparos contra os docentes e alunos. A PM trabalha com a informação de que houve mais de um atirador nos dois casos. Equipes da Polícia Civil atuam na investigação.
À tarde, o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), informou que o jovem foi apreendido. Detalhes serão concedidos em entrevista à imprensa posteriormente. O quadro de saúde das 11 vítimas é desconhecido. Em nota, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informou que não há vítimas entre alunos e funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Coqueiral, que fica localizada ao lado de onde ocorreu o fato. Todos estão seguros e sendo assistidos pela prefeitura.
Já a direção do Centro Educacional Praia de Coqueiral (CEPC) emitiu nota afirmando que lamenta “profundamente o grave incidente”. “Nos solidarizamos com todos os que passaram por esse momento de extremo horror, incluindo nossos alunos, nossas equipes e seus respectivos familiares”, diz o texto.
A instituição afirma que busca entender a extensão do ataque que vai deixar “mais profundas”. “Contamos com a eficiência das forças policiais para que os responsáveis por esse ataque sejam presos e respondam por seus atos”, finaliza a nota. O governador Renato Casagrande declarou luto oficial de três dias no Estado. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou o atentado como “tragédia absurda”.
Atualizada às 15h57.
Fonte: O Tempo