Chuva de granizo e temporal coloca várias regiões de São Paulo em estado de atenção

Chuva forte que cai em São Paulo tem potencial de alagamentos segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de emergências da prefeitura de SP). Em Guarulhos e na região do Campo Limpo teve queda de granizo

Clayton Lima da Nitro News Brasil

São Paulo, 18 de Janeiro de 2021 ás 18h03

Chuva que cai desde o inicio da tarde desta terça-feira (18/01), em São Paulo, provocou queda de granizo e pontos de alagamento na Zona Sul, Zona Leste, Centro, Osasco, Guarulho e várias regiões da cidade. Em Guarulhos teve chuva de granizo e alagamentos. Em Campo Limpo teve chuva de granizo e raios.

Continua após a publicidade..

A chuva forte que caia na cidade ás 17h00 horas, fez a cidade de São Paulo e região metropolitana entrar em estado de atenção. De uma hora para a outra dia virou noite e a chuva forte caiu na cidade provocando queda de granizo em Guarulhos e em Campo Limpo que fica na zona sul de São Paulo. Em São Paulo o CGE colocou a cidade em estado de atenção para alagamentos nas seguintes zonas regiões: Zona Oeste, Marginal do Pinheiros, Zona Norte, Zona Leste, Centro e Marginal Tietê.

Novo estado de atenção para alagamentos

Zona Oeste, às 17h36

Marginal Pinheiros, às 17h36

Permanecem em Estado de atenção para alagamentos 

Zona Norte, desde às 17h23

Zona Leste, desde s 17h23

Centro, desde às 17h23

Marginal Tietê, desde às 17h23

Áreas de chuvas vindas da grande São Paulo, formadas pelo calor e a entrada da brisa marítima, continuam atuando com com forte intensidade e lento deslocamento na capital paulista. Imagens do radar meteorológico da Prefeitura de São Paulo, mostram precipitação forte com potencial para alagamentos e granizo na Zona Norte, nas subprefeituras de Vila Maria/Guilherme, Santana/Tucuruvi, Jaçanã/Tremembé e Casa Verde.

O mesmo quadro de chuva forte é observado na Zona Leste, nas subprefeituras da Penha e Mooca. Na Zona Oeste também há chuva forte na Lapa e em Pinheiros. As chuvas seguem isoladas com lento deslocamento e potencial para alagamentos, granizo e rajadas de vento.

Queda de Granizo

Santana/Tucuruvi, Zona Norte, às 17h28

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

– Evite transitar em ruas alagadas

– Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

– Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

– Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

– Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas.

– Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Os próximos dias seguem com condições típicas de verão, ou seja, sol e temperaturas elevadas com pancadas de chuva no final das tardes.

Na quarta-feira (19) o sol favorece a rápida elevação das temperaturas no decorrer do dia, com mínimas em torno dos 20°C e máximas que podem superar dos 32°C. No período da tarde retornam as condições para pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com trovoadas e rajadas de vento.

A quinta-feira (20) segue com sol e calor na Grande São Paulo. Os termômetros variam entre mínimas de 20°C e máximas que podem superar os 31°C. No período da tarde as chuvas retornam na forma de pancadas isoladas, com raios, rajadas de vento e intensidade variando de moderada a forte.