Estado de atenção para alagamentos foi emitido às 15h para a Zona Leste e às 15h25 para as demais regiões da capital. No estádio do Morumbi, gramado ficou repleto de pedras de gelo, e jogo entre São Paulo e Corinthians teve o início atrasado.
Todas as regiões da cidade de São Paulo entraram em estado de atenção para alagamentos na tarde deste sábado (5), segundo critérios do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da prefeitura da capital.
O alerta foi emitido às 15h para a Zona Leste e às 15h25 para as demais regiões da cidade.
Em alguns bairros, como Morumbi, houve registro de queda de granizo. Em Guarulhos, na Grande São Paulo, houve ainda uma forte ventania, que derrubou galhos e árvores. Relatos de falta de energia elétrica foram verificados nas zonas Sul e Oeste. O Corpo de Bombeiros recebeu 65 chamados para queda de árvores, segundo comunicado divulgado às 16h35.
No Estádio do Morumbi, onde ocorre um jogo entre Corinthians e São Paulo, houve granizo e a energia caiu. O gramado ficou repleto de pedras de gelo. O jogo atrasou alguns minutos e, pouco após o início, a energia foi reestabelecida.
O CGE alerta que houve registro de chuva moderada na região do Centro, na Zona Norte, entre os bairros de Casa Verde e Freguesia do Ó, e na Zona Leste, nos bairros da Penha, Ermelino Matarazzo e São Miguel Paulista.
“Na ocasião da chuva podem ocorrer rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo”, disse o centro.
Temporal na sexta
Depois de uma manhã de temperaturas altas, a cidade de São Paulo enfrentou chuva forte em algumas regiões na sexta-feira (4). Em alguns bairros como o Jabaquara, Campo Belo e o Jardim Aeroporto, na Zona Sul, e a Mooca, na região central, houve queda de granizo e vento muito forte.
O teto do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, cedeu, com chuva caindo dentro do terminal de passageiros.
O Corpo de Bombeiros registrou 96 quedas de árvores, 27 enchentes e 3 desabamentos. Um dos desabamentos, aconteceu na rua Vicente Leporace, no Campo Belo. Duas viaturas dos Bombeiros atenderam a ocorrência.
Carros quase foram arrastados pela correnteza na Avenida Jornalista Roberto Marinho, alguns motoristas tentaram passar pela água, outras preferiram esperar o volume baixar. Um motorista ficou preso em um ponto de alagamento e os bombeiros foram acionados para realizar o resgate.
Várias ruas de Moema, incluindo a Avenida Ibirapuera, também ficaram inundadas, motoristas e comerciantes procuraram abrigo nas calçadas e garagens.
A linha 11-Coral da CPTM parou de circular entre as estações Luz e Brás por volta das 15h, devido à chuva e a problemas técnicos no sistema de energia.
Também foi interrompida a circulação de trens entre as estações Guarulhos-CECAP e Luz da Linha 13-Jade, da CPTM, por causa da chuva.
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) foram registrados 267 km de lentidão na cidade de São Paulo na sexta, o maior índice de trânsito registrados desde novembro de 2021.