Ciclone subtropical provoca chuva forte nos estados do RJ e SP nos próximos dias

O ciclone subtropical que está se formando em alto-mar, a sudeste da cidade de Arraial do Cabo (RJ), está previsto para deslocar-se para leste e, posteriormente, para sul/sudoeste a partir desta quarta-feira (14) à noite. Confirmada pela Marinha do Brasil, em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (Cimaer/FAB), e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão destaca a possibilidade de classificação como tempestade subtropical. A região mais afetada será a Costa Verde, abrangendo municípios como Angra dos Reis e Paraty, conforme indicado na figura 1.

Persistindo as condições atmosféricas e intensificando os ventos, o ciclone pode gerar ventos de até 83 km/h no entorno, principalmente nos setores sul e sudeste, até a noite de terça-feira (20).

ciclone 1402 GIF
Mapa de pressão atmosférica destacando a área de atuação do ciclone.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico especial de nível vermelho (indicando grande perigo) para chuvas intensas em áreas dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, válido até as 18h desta quinta-feira (15). Consulte o aviso em cutt.ly/pwVTtJKi e acompanhe atualizações em alertas2.inmet.gov.br.

Continua após a publicidade..

O meteorologista Marcia Seabra fornece informações completas sobre o ciclone no vídeo abaixo:

O INMET, vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950. Previsões de tempo e avisos meteorológicos são divulgados diariamente no portal, aplicativo e redes sociais, incluindo:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet

Facebook: @INMETBR

TikTok: @inmetoficial.

Atenção às atualizações para garantir segurança durante este período de instabilidade meteorológica