Deltan diz que condenação por Powerpoint é injusta e vê “inversão de valores”

Ontem, a Quarta Turma do STJ determinou que Deltan Dallagnol indenize Lula por dano moral devido à apresentação do PowerPoint que ligava o petista a diversas situações e pessoas nas investigações da Lava Jato. A indenização foi fixada em R$ 75 mil, mas esse valor pode passar de R$ 100 mil devido a juros e correção monetária.

Ao criticar a decisão dos ministros do STJ, o ex-procurador culpou o “sistema”. “Isso é o que acontece quando se luta contra a corrupção e a injustiça no BR. Essa é a reação do sistema, nua e crua. Lula sai impune e nós pagamos o preço da corrupção”.

Em nota enviada ao UOL, Dallagnol novamente manifestou indignação com o resultado do julgamento no STJ e disse que o recurso julgado nesta terça-feira (22) “contraria toda a jurisprudência dos tribunais superiores do país e gera insegurança jurídica para procuradores, promotores, policiais e juízes que combatem a corrupção no Brasil.”

Continua após a publicidade..

O PowerPoint foi apresentado em 14 de setembro de 2016, durante coletiva de imprensa para divulgar a primeira denúncia da Operação Lava Jato contra o ex-presidente, sobre um suposto esquema de corrupção envolvendo o tríplex no Guarujá.

Transmitido ao vivo, o anúncio da denúncia ficou marcado pela fala de Deltan de que Lula seria “o comandante máximo” de esquemas de corrupção e pelo diagrama no PowerPoint —que logo se tornou meme e alvo de críticas.

Entrevista de Deltan Dallagnol a Monalisa Perrone na CNN Brasil sobre condenação em cado do Power Point:

Fonte: Splash