Denúncia de ex-funcionária sobre segurança de usúarios pode ser a causa da queda do Facebook, WhatsApp e Instagram

Frances Haugen ex-gerente de produto dissem em entrevista ao 60 minutes da CBS americana que o facebook prioriza o lucro invés de investir na segurança dos usúarios. Frances citou como exemplo os disturbios que aconteceram em Mianmar e causaram divisão e violência etnica

Frances Haugen era gerente de produto da equipe de desinformação cívica do Facebook. “Durante seu tempo no Facebook”, diz sua biografia , “Frances ficou cada vez mais alarmada com as escolhas que a empresa faz de priorizar seus próprios lucros em vez da segurança pública – colocando a vida das pessoas em risco. Como último recurso e com grande risco pessoal, Frances fez o ato corajoso para apitar. “
Haugen agora se identifica como “uma defensora da supervisão pública das mídias sociais”. Ela lançou um novo site , perfil no Twitter e identidade online minutos antes de sua entrevista de sucesso “60 Minutos” ir ao ar na CBS.
O Wall Street Journal confirmou que Haugen foi a principal fonte do projeto “Arquivos do Facebook” do mês passado . O repórter Jeff Horwitz disse que a chamava de “Sean” “há dez meses”. Agora, disse ele, Haugen “vai falar por si mesma daqui em diante”.
Horwitz também publicou um perfil de Haugen ao mesmo tempo em que a história de “60 Minutos” estreou. “Se as pessoas simplesmente odiarem mais o Facebook por causa do que fiz, então fracassei” , disse ela ao Journal. Ela disse que está tentando salvar o Facebook, não destruí-lo.
“Eu acredito na verdade e na reconciliação – precisamos admitir a realidade”, disse Haugen. “O primeiro passo é a documentação.”
A questão, como sempre, é: os anunciantes e investidores se importarão com isso?

Quatro citações de destaque de “60 minutos”

– “A versão do Facebook que existe hoje está separando nossas sociedades e causando violência étnica em todo o mundo”, disse Haugen, citando Mianmar como exemplo.
– “Havia conflitos de interesse entre o que era bom para o público e o que era bom para o Facebook. E o Facebook, repetidamente, optou por otimizar para seus próprios interesses, como ganhar mais dinheiro.”
– “O Facebook percebeu que se mudarem o algoritmo para ser mais seguro, as pessoas passarão menos tempo no site, clicarão em menos anúncios e ganharão menos dinheiro.”
– “Ninguém no Facebook é malévolo, mas os incentivos estão desalinhados.”
Passe algum tempo com o segmento completo da CBS por meio de vídeo ou texto . Clare Duffy tem uma recapitulação completa para CNN Business …

Prebuttal do Facebook

O vice-presidente do Facebook, Nick Clegg, concordou com meu pedido de entrevista “Fontes confiáveis” em um claro esforço para chegar à frente da transmissão de “60 minutos”. Quando conversamos na manhã de domingo, oito horas antes de “60”, Clegg fez alguns pontos principais . Primeiro, que a empresa não pode controlar todo o conteúdo postado em suas plataformas. Em segundo lugar, que “nosso trabalho é mitigar o mal, reduzi-lo – e amplificar o bom”. E terceiro, aquele FB está realmente fazendo um bom trabalho de redução e amplificação, apesar da narrativa popular na imprensa. Aqui está a transcrição da entrevista.
Quando comentei que “uma parte de mim parece que estou entrevistando o chefe de uma empresa de tabaco agora”, ou o chefe de um cassino gigante, Clegg respondeu que a comparação é “profundamente falsa”. Um terço da população mundial “gosta de usar esses aplicativos”, disse ele. “Eles fazem isso porque gostam de trocar opiniões, sentimentos e experiências.”
Clegg também disse que a empresa de mídia social continuará conduzindo pesquisas internas para entender os efeitos de suas plataformas.

Resposta de primeira linha do Facebook a Haugen

A porta-voz do Facebook, Lena Pietsch, disse isso no domingo à noite: “Todos os dias nossas equipes precisam equilibrar a proteção da capacidade de bilhões de pessoas de se expressarem abertamente com a necessidade de manter nossa plataforma um lugar seguro e positivo. Continuamos a fazer melhorias significativas para lidar com isso a disseminação de informações incorretas e conteúdo prejudicial. Sugerir que encorajamos conteúdo impróprio e não fazemos nada simplesmente não é verdade. “

Uma área de acordo?

O relatório de Pelley sobre Haugen terminava com esta nota: “Ela acredita que o governo federal deveria impor regulamentações.” Haugen disse: “Espero que isso tenha um impacto grande o suficiente no mundo para que eles tenham coragem e motivação para colocar esses regulamentos em prática. Essa é a minha esperança”.
Duvido que Haugen concorde com Clegg sobre como exatamente esses regulamentos devem ser escritos ou o que eles devem dizer. Mas o Facebook vem pedindo a intervenção de Washington há meses e meses. “Acho que a regulamentação ajudaria muito”, disse Clegg quando mencionei isso. “Regulamentos”, disse uma fonte da operação de DC do Facebook, é “em parte como essa história avança”.

Aqui está o que acontece a seguir …

– “No mês passado”, relatou Pelley, “os advogados de Haugen entraram com pelo menos oito queixas na SEC, que aplica a lei nos mercados financeiros”, acusando o Facebook de mentir para os investidores. A agência fará o acompanhamento?
– Haugen testemunhará em uma audiência no Senado intitulada “Protegendo Crianças Online” na terça-feira. A senadora Amy Klobuchar emitiu uma declaração para agradecer a Haugen “por apresentar seu corajoso testemunho”.
– Em uma nota semi-relacionada, o Facebook deve apresentar uma resposta ao processo antitruste da FTC na segunda-feira.
Fonte: CNN