City Soluções Urbanas e O.M Incorporadora, do segmento de construção civil, possuem 2.408 placas instaladas em um terreno de 15.500 m². Outras 4 empresas goianas compartilham o local. Geração limpa tem capacidade de fornecer energia para até mil residências
A cerca de 222,9 km de Goiânia, um visual futurista chama a atenção de moradores e visitantes que passam pelo município de Itapaci, interior de Goiás. Esse “futuro”, porém, faz parte do “atual” Complexo de Geração Fotovoltaica A.G.E 01, que injeta cerca de 850 mil kw horas/mês na rede energética do Estado.
O local, situado na região do Vale do São Patrício, abriga usinas de geração de energia renovável, que fazem parte de uma parceria entre as companhias Smart Green e A.G.E Solar Solutions e cinco empresas sediadas no Estado.
Números
Em apenas uma das usinas – mensalmente – são: 460 unidades de árvores salvas; 168 toneladas de carvão não utilizados e, por fim, 65 toneladas a menos de emissão de gás carbônico (CO²).
A City Soluções Urbanas e O.M Incorporadora, do segmento de construção civil, possuem 2.408 placas instaladas em um terreno de 15.500 m². “Nossa usina deve produzir cerca de 150 mil reais em energia mensal. Isso varia um pouco. Investimos mais de R$ 7 milhões de reais nesse projeto para termos todas as nossas obras, stands, central de decorados e escritório 100% com energia solar”, detalha o diretor da City Soluções Urbanas, Vitor Tomé.
Vitor ainda explica que outros desafios e práticas sustentáveis são aplicadas em todos os projetos da City Soluções Urbanas. “Reutilizamos materiais de obras, estruturas, vidros e outros materiais em stands de vendas e central de decorados. Reaproveitamos o que temos de materiais, aplicação de reuso de água em nossas entregas e outras ações sustentáveis”, comenta o diretor.
Além das construtoras, Sicoob (Secovicred), Della, Clínica São Marcelo e Hospital Clínica do Esporte possuem plantas instaladas no complexo.
Comparativo
As cinco usinas do complexo de geração tem uma somatória de 850 mil kw horas/mês produzidas, que poderiam atender – em comparativo – cerca de 900 a mil casas de alto padrão mensal, explica o Diretor Comercial da Smart Green e A.G.E Solar Solutions, Élio Delollo.
O diretor comenta sobre a adoção de práticas verdes e limpas em segmentos diversos da indústria. “As empresas estão olhando para o fato da sustentabilidade com uma visão muito mais a longo prazo, principalmente privilegiando a utilização de meios de produção mais sustentáveis. Produtos, matérias-primas e insumos que agridam menos o meio ambiente, sendo uma tendência em todo o mercado, cabendo dentro da precificação do produto. Assim, o cliente em um curto espaço vai entender a importância de ter o consumo dele atrelado a produtos de maior sustentabilidade”.