Confira as respostas dos professores da Plataforma AZ de Aprendizagem para as questões do 2º dia de exame a partir das 19h; veja as tabelas das provas azul, amarela, branca e rosa. Correção extraoficial de Linguagens e Ciências Humanas
Os professores do Colégio e Curso Objetivo comentarão em live a prova do 2º dia do ENEM, aplicada neste domingo, 28 de novembro de 2021. Os candidatos poderão conferir, durante a correção, o gabarito extraoficial das provas de matemática e de ciência da natureza.
Gabarito extraoficial Enem 2021 – Prova 28/11/21
Clique aqui para conferir o gabarito extraoficial e a correção do segundo dia do exame. Confira aqui o gabarito do 1º dia do Enem 2021.
A transmissão será feita, ao vivo, pelo YouTube oficial do Objetivo, logo após o término da aplicação do Exame.
Para acompanhar, basta acessar:
O gabarito estará disponível no site oglobo.com.br/enem e será atualizado à medida que os professores derem suas respostas.
Confira a live de correção no vídeo abaixo a partir das 18h45:
Apostas dos professores
Para o professor Thiago Galrão, que dá aulas de Matemática, os candidatos poderão encontrar na prova de hoje questões de estatística, porcentagem, funções de primeiro e segundo graus e geometria espacial:
— Nós, que já trabalhamos com este exame há um tempo, temos a expectativa também de que apareçam temas como matriz, análise combinatória e probabilidade.
Na live, junto com Galrão, estarão os professores Alex Amaral, também de Matemática, Júlio Cesar e Marcelo Cruz, de Química, Vinícius Silveira, de Física, e Rafael Cafezeiro, de Biologia.
— Ecologia, genética e biotecnologia são assuntos recorrentes nas questões de Biologia. O ramo da fisiologia também é importante, com atenção para digestão e absorção dos nutrientes — diz Rafael Cafezeiro.
Vinícius Silveira, de Física, aposta em assuntos como ondulatória e eletrodinâmica, incluindo consumo de energia, potência e resistores:
— Dentro da mecânica, temas como cinemática e dinâmica são também muito relevantes.
Na Química, Marcelo Cruz indica ligações intermoleculares e cálculos estequiométricos:
— O Enem cobra recorrentemente também conhecimentos sobre as principais etapas de uma estação de tratamento de águas. Podemos falar ainda de efeito estufa, camada de ozônio e chuva ácida, que são assuntos ligados a meio ambiente e que costumam permear as questões de Química — explica.
Sem espera
O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) apenas na próxima semana.
— O gabarito extraoficial formulado pelos professores da Plataforma AZ, em parceria com os jornais O GLOBO e Extra, é uma forma de os candidatos terem uma ideia de como se saíram assim que terminam as provas — afirma Josy Fischberg, jornalista responsável pelo projeto.
Segundo Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação, as lives de correção da prova ajudam vestibulandos de todo o Brasil.
— Na primeira semana do Enem, tivemos uma cobertura completa com excelente conteúdo, tanto no aulão antes da prova quanto na live de correção e no gabarito extraoficial após o exame. Tenho certeza de que o sucesso se repetirá nesta semana, completando todo o ciclo do exame em 2021 e contribuindo para a preparação de quem fará a prova em 2022 — avalia.
Prova do Enem 2021: horário
Neste segundo dia de Enem 2021, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h. A prova tem início às 13:30 e termina às 18:30. Os alunos podem sair a partir de 15:30, mas só podem levar o caderno de questões depois das 18h.
Quando sai o resultado do Enem 2021?
O Inep ainda não revelou quando sai a nota do Enem 2021. Segundo o edital, essa informação será confirmada posteriormente e os alunos poderão conferir seus resultados de forma individual pela Página do Participante.
Sobre o Enem
O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Com informações da Agência Brasi