O fechamento das comportas foi anunciado com base nas previsões de elevação do nível do Guaíba nos próximos dias.
Medida preventiva para controlar cheias
Seis comportas do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre vão ser fechadas nesta quinta-feira (2). A medida preventiva foi anunciada com base nas previsões de elevação do nível do Guaíba nos próximos dias. Essa ação é essencial para mitigar os impactos das possíveis cheias e proteger áreas vulneráveis da cidade.
Comportas a serem fechadas
As comportas que serão fechadas incluem a número 3, em frente da rua Padre Tomé; a 6, que é a de acesso ao Catamarã; a número 14, próxima ao DC Navegantes; a 11, em frente à avenida São Pedro; a 4, no Cais Central; e, por fim, a número 12, no acesso 1 (via que liga a Voluntários da Pátria para à rua João Moreira Maciel e Castello Branco).
Início do serviço e responsabilidade
O serviço está programado para começar às 8h da manhã e será realizado pelos servidores do DMAE (Departamento Municipal de Águas e Esgotos). Essa ação demanda planejamento e coordenação para garantir a eficácia na proteção contra enchentes.
Outras comportas em observação
A prefeitura ainda não divulgou quando pretende fechar as comportas 1 e 2, no Cais Embarcadero. As comportas de número 5 (acesso ao Trensurb), 7 (em frente à rua Coronel Vicente), 8 (em frente ao terreno que ficava a SSP), 9 e 10 (Cais do Porto) e 13 (acesso ferroviário da antiga RFFSA ao porto) estão permanentemente fechadas.
Histórico de inundações e medidas
A comporta de número 13 teve vazamento na enchente de novembro de 2023, evidenciando a necessidade de medidas mais efetivas de proteção. Na ocasião, o alagamento da linha férrea afetou a circulação da Trensurb, demonstrando os impactos diretos das cheias na mobilidade urbana.
Situação atual do Guaíba
Conforme a Rede Hidrometeorológica Nacional, o nível do Guaíba já atingiu 2,09 metros, aproximando-se da cota de alerta no Cais Mauá, que é de 2,5 metros. A região das Ilhas é ainda mais suscetível, com cota de alerta em 2 metros e de inundação em torno de 2,2 metros.
Assistência social em alerta
A Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania) está monitorando a situação e já abriga temporariamente 29 pessoas no bairro Restinga. Uma estrutura de pronto uso está disponível no bairro Ponta Grossa, porém, ainda não há definição sobre um terceiro espaço de acolhimento para a população impactada pelas chuvas.
Relembrando eventos passados
Em 2023, Porto Alegre enfrentou duas grandes enchentes, sendo a segunda a terceira maior da história da cidade. O Guaíba atingiu os 3,46 metros em novembro, reforçando a importância de medidas preventivas e de preparação para enfrentar eventos climáticos extremos.