Jorginho Mello é eleito governador de Santa Catarina

Jorginho Mello, do Partido Liberal (PL), é o novo governador de Santa Catarina. O candidato teve 70,77% dos votos válidos neste domingo (30/10). Até o momento, foram apuradas 80,30% das urnas eletrônicas.

No segundo turno, Mello venceu Décio Lima (PT) que tem 29,23% dos votos válidos. No primeiro turno, o candidato do PL ainda derrotou Esperidião Amin (PP), Gean Loureiro (União Brasil), Jorge Boeira (PDT), Leando Borges (PCO), Carlos Moisés (Republicanos), Odair Tramontin (Novo), Professor Alex Alano (PSTU) e Ralf Zimmer (PROS).

Jorginho Mello, apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), ocupava uma cadeira no Senado até 2027 e a deixou para concorrer nas eleições de 2022. Mello é presidente do diretório do PL em Santa Catarina.

Continua após a publicidade..

Quem é Jorginho Mello, eleito governador em Santa Catarina?

Jorginho Mello, 66 anos, nasceu em Ibicaré (SC). Mello foi vereador de Herval d’Oeste (SC) entre 1976 e 1980. Ocupou também o cargo de deputado estadual por quatro mandatos consecutivos, entre 1995 e 2011, e de deputado federal por dois mandatos, entre 2011 e 2019. Em 2018, Mello foi eleito senador de Santa Catarina.

Mello é aliado de Jair Bolsonaro (PL) e foi anunciado pelo PL como candidato a governador de Santa Catarina (SC) em 2022. Como deputado federal, votou a favor do impeachment de Dilma Rousseff e, durante o governo de Michel Temer, votou a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos. Em 2017, foi favorável à Reforma Trabalhista e votou a favor do processo em que se pedia abertura de investigação do então presidente Michel Temer.