Sensação de calor chegou a 45ºC em Joinville. Defesa Civil alerta que tempo quente segue até sábado.
A onda de calor que chegou a Santa Catarina ainda não deu trégua. Já são cinco dias seguidos com temperaturas acima dos 38ºC em várias regiões do estado. E a previsão é de que as máximas continuem perto de 40ºC até a próxima semana, segundo o meteorologista Leandro Puchalski.
O forte calor está associado a uma massa de ar quente que parou sobre boa parte da região Sul do país. Ela funciona, segundo o meteorologista, como uma barreira que impede a passagem de frentes frias. Além do Brasil, Argentina e Uruguai passam pela mesma situação.
“A ação dos ventos em altitude faz com que essa massa de ar quente, muito característica dos países vizinhos, avance nesses últimos dias pelos dois estados [Santa Catarina e Rio Grande do Sul] do Sul do país”, explica Puchalski.
Temperaturas máximas
As máximas desta quarta-feira (19) chegaram a 39,4°C em Caibi e Itapiranga, cidades do Oeste catarinense. A região é a que mais tem sentido com as altas temperaturas nos últimos dias.
No litoral, os termômetros marcaram 35ºC em Florianópolis e Balneário Camboriú, segundo a Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento.
Além disso, a sensação de calor, que leva em conta a umidade relativa do ar, foi alta. Em Joinville, no Norte catarinense, a população sentia calor de 45ºC, mas os termômetros marcavam 37ºC. Um dia antes a sensação chegou aos 50ºC.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alertas sobre as altas temperaturas e diz que, pelo menos até o próximo sábado (22), o cenário continua igual.
Fonte: G1