qui. mar 28th, 2024

Operação da PM em busca de suspeito de matar policial da Rota deixa ao menos 10 mortos no Guarujá, diz ouvidor

By Clayton jul 31, 2023

Moradores relatam tortura e ameaça de mais de 60 mortes em comunidades da cidade

A cidade de Guarujá, no litoral paulista, foi palco de uma operação policial controversa denominada “Operação Escudo”, que começou na sexta-feira (28) em resposta ao assassinato do soldado das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (ROTA), PM Patrick Bastos Reis. Segundo a Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, durante essa operação, foram registradas denúncias de que policiais teriam matado, pelo menos, 10 pessoas na região.

Moradores da cidade relataram casos de extrema violência por parte dos policiais, incluindo a tortura e morte de um homem, além da promessa de matar ao menos 60 pessoas que vivem nas comunidades da região. O número exato de mortes ainda não pode ser confirmado, pois novos casos estão sendo apurados além dos 10 já relatados à Ouvidoria da Polícia.

O ouvidor Claudio Aparecido da Silva, em entrevista à GloboNews, informou que há a possibilidade de mais duas mortes ocorrerem ao longo do domingo, além das que já foram confirmadas. A fim de esclarecer os fatos e verificar se houve ilegalidades nas ações policiais, a Ouvidoria solicitou as imagens das câmeras corporais utilizadas pelos policiais durante a operação.

Uma das vítimas foi um vendedor ambulante, que foi alvejado com 9 tiros na sexta-feira. A família do vendedor encontrou o corpo com sinais de tortura, como queimaduras de cigarro e um corte no braço.

Erickson David da Silva, apontado como responsável pelos disparos que vitimaram o soldado Patrick Reis, foi preso em São Paulo no domingo (30). As autoridades aguardam a coletiva de imprensa marcada para a segunda-feira (31) no Palácio dos Bandeirantes, onde o governador Tarcísio de Freitas falará sobre a prisão do suspeito.

O policial Patrick Bastos Reis patrulhava uma área próxima à comunidade da Vila Zilda quando foi atingido por tiros disparados por um atirador de elite (sniper), não resistindo aos ferimentos e falecendo após atendimento médico no Pronto Atendimento da Rodoviária (PAM). Outro policial também foi baleado durante a operação e levado para tratamento em um hospital da região.

O G1 entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública para obter mais informações, aguardando retorno.

Suspeito é capturado

O governador Tarcísio de Freitas anunciou em suas redes sociais que o suspeito, Erickson David da Silva, foi capturado na Zona Sul de São Paulo. A ação bem-sucedida foi resultado de um trabalho de inteligência da Polícia Militar, resultando também na prisão de outros três envolvidos no crime.

“Não haverá impunidade para ataques contra nossos policiais”, afirmou Tarcísio de Freitas, enfatizando que a justiça será feita. O suspeito, Erickson, teria sido o atirador de elite utilizado pelos traficantes, atirando a uma distância de mais de 50 metros contra o soldado da Rota, Patrick Reis.

Com a prisão de Erickson, as autoridades esperam obter mais informações sobre a operação policial e esclarecer os eventos que resultaram nas mortes das 10 pessoas em Guarujá. O caso permanece sob investigação e tem gerado intensos debates sobre a conduta da polícia e a segurança pública na região.

Veja também: