sex. mar 29th, 2024

Polícia Civil prende trio paulista que aplicava golpe do boleto falso

By Clayton maio 13, 2023

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou, na última sexta-feira (12), uma operação que resultou na prisão de três suspeitos de aplicar o golpe do boleto falso. A operação, denominada “Boleto Fake“, identificou o bando a partir de denúncias feitas por vítimas à 16ª DP (Barra da Tijuca). A quadrilha paulista, composta pelo casal Marcos José Valentim de Almeida e Bárbara Rodrigues de Oliveira, apontado como responsável pelo esquema, e Danielle dos Santos, é suspeita de ter lucrado mais de R$ 4 milhões com a fraude.

Vida de luxo financiada por golpes

De acordo com os investigadores, o casal apontado como responsável pelo esquema e Danielle dos Santos mantinham uma vida luxuosa com recursos obtidos no esquema. Somente nos últimos meses, o casal teria feito viagens para Dubai, Paris, Roma e Barcelona. Os dois foram surpreendidos pela equipe da 16ª DP enquanto dormiam em imóvel na cidade de São Paulo.

Esquema sofisticado

A fraude realizada pelo grupo consistia na falsificação de boletos de uma seguradora de saúde, que eram enviados via sites e até atendimentos tipo chat. Segundo os investigadores, as vítimas chegavam até os canais dos criminosos por meio de sites de busca que, mediante link patrocinado, apareciam no topo das pesquisas.

Empresário de fachada

Para gerar os boletos, os bandidos chegaram a criar uma empresa de fachada, com CNPJ, para onde ia todo o faturamento obtido com o golpe. A empresa estava em nome de Danielle Santos, que também foi presa na ação.

Prejuízos em todo o país

Com os golpes, o delegado Angelo José Lages Machado, titular da 16ª DP, estima que o bando conseguiu arrecadar somente em 2022 a quantia de R$ 4 milhões. As vítimas eram de todo o país.

“O potencial do crime era nacional, uma vez que eles estavam se passando por uma companhia de seguro. Acreditamos que existam muitas outras vítimas”, revelou o delegado.

Investigação em andamento

A investigação sobre o esquema deve seguir agora que a perícia também conseguiu cumprir mandados de busca e apreensão contra os três envolvidos. Ainda de acordo com Machado, a polícia acredita que há muitas outras vítimas da quadrilha, e que a fraude sofisticada tinha potencial para ser aplicada em todo o país.

Combate aos golpes virtuais

O golpe do boleto falso é uma das fraudes mais comuns no Brasil, causando prejuízos milionários a empresas e pessoas físicas. Com a pandemia, o número de golpes virtuais aumentou significativamente, tornando a ação das autoridades ainda mais importante para o combate a esses crimes.

Com a prisão dos envolvidos no esquema desbaratado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, espera-se que as investigações sigam adiante, a fim de identificar outras pessoas que possam estar envolvidas no golpe e recuperar os valores obtidos de maneira ilícita. Os presos responderão pelos crimes de estelionato, organização criminosa, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, podendo ficar presos por até 30 anos, caso sejam condenados.

A polícia alerta para que as pessoas redobrem a atenção ao realizar pagamentos por meio de boletos bancários, verificando sempre a autenticidade das informações e evitando clicar em links suspeitos. Caso haja dúvidas, é recomendado entrar em contato diretamente com a empresa emissora do boleto, utilizando canais oficiais de comunicação.

A operação Boleto Fake demonstra a importância da colaboração entre as vítimas e as autoridades policiais para desvendar crimes e prender os criminosos envolvidos. Além disso, reforça a necessidade de medidas de segurança e prevenção por parte das empresas para evitar que seus clientes sejam alvo de golpes virtuais.

A população também pode ajudar a combater esses crimes denunciando atividades suspeitas às autoridades competentes. As denúncias podem ser feitas anonimamente por meio dos canais disponibilizados pela polícia ou pelo Disque-Denúncia (181).

Diante do avanço da tecnologia e das facilidades oferecidas pela internet, é cada vez mais importante que as pessoas estejam atentas aos riscos e tomem medidas de segurança para proteger seus dados e seu patrimônio. Ações como a operação Boleto Fake mostram que, mesmo diante de desafios complexos, as autoridades estão trabalhando para garantir a segurança da população e punir os responsáveis por crimes virtuais.

Veja também: