Facebook, WhatsApp e instagram devem voltar ao ar em breve
Desde às 12h desta segunda-feira (4) todos os serviços do Facebook – WhatsApp, Facebook, Instagram e Messenger – estão fora do ar. Porque isso está acontecendo e quando eles vão voltar, ainda não sabemos.
Entretanto, é possível que a razão seja um problema de DNS – sigla para “Sistemas de Nomes de Domínio”. O DNS é responsável por traduzir a URL de um site para um endereço de IP correspondente – uma simples mudança nesse IP pode representar a inacessibilidade de diversos serviços.
Remoção de rota BGP: possível causa do problema
Por meio do Twitter, uma das poucas redes sociais que está funcionando no momento, Dane Knecht, executivo do Cloudflare, destacou que possivelmente as rotas BGP foram apagadas, deixando não só esses serviços, mas diversos outros fora do ar. Para se ter uma ideia, no Brasil bancos como Nubank e Bradesco também registraram inacessibilidade.
Entendendo melhor: o BGP é o sistema pelo qual o tráfego passa antes de um site ser aberto. Se ele não existe o endereço não encontra as informações para carregar a página ficando, portanto, inacessível.
Em nota o Facebook se manifestou sobre o problema, mas não mencionou a causa. “Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, destacou.
Quando o WhatsApp, o Instagram e o Facebook vão voltar?
Em razão disso, não há previsão de quando os serviços serão plenamente reestabelecidos. Isso pode levar mais alguns minutos ou algumas horas. Vale lembrar que a pane é global. Portanto, os serviços estão fora do ar no mundo todo, e não apenas no Brasil.
O que dizem as redes?
Ao g1, o Facebook informou que abriu investigação para apurar o motivo da instabilidade.
No Twitter, os perfis do Facebook e do WhatsApp postaram: “Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível”.
No perfil do Instagram no Twitter, foi publicado um post que diz: “O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso”.
Qual a reação dos internautas?
A instabilidade rendeu reclamações, memes e reações no Twitter (veja mais no vídeo abaixo).
Até a última atualização desta reportagem, Mark Zuckerberg, que é o dono do Facebook, não havia se pronunciado sobre a instabilidade nos serviços.
É a primeira vez que isso acontece?
Os três aplicativos também enfrentaram instabilidade em junho passado, durante cerca de duas horas e meia. Na ocasião, o Facebook afirmou que a falha havia sido causada por um ajuste de configuração.
O Facebook perdeu o domínio ‘facebook.com’?
Não. No Twitter, usuários comentaram que a falha teria feito o endereço “facebook.com” ficar disponível para venda em sites de registros de domínio.
Porém, a empresa ainda é a proprietária desse endereço. Segundo o site “Who.is”, que indica os donos de domínio, o Facebook ficará com o endereço ao menos até 29 de março de 2030.
O domínio “whatsapp.com” seguirá com o aplicativo de mensagens ao menos até 4 de junho de 2030, enquanto o “instagram.com” vale, no mínimo, até 4 de setembro de 2030.
Telegram e outros sites também caíram?
Após a pane global do WhatsApp, o Telegram também sofreu com reclamações. Usuários disseram que tiveram dificuldades para envio de mensagens no aplicativo. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre a dimensão do problema com o Telegram.
Sem acesso aos aplicativos do Facebook, o Telegram se tornou o modo de se comunicar de muitos internautas, além do TikTok e do Twitter — usado pela empresa de Zuckerberg para comunicar a queda de seus aplicativos.
Além dos aplicativos do Facebook e o Telegram, uma série de serviços apresentaram instabilidade, segundo relatos ao Downdetector.
Entre eles, estão: WhatsApp, Facebook, Instagram, Telegram, Twitter, Google, Whatsapp Business, Twitter, Microsoft Teams, TikTok, Gmail, Youtube, Facebook Messenger, Google Meet, Zoom, Spotify, Google Play, Amazon, Outlook, Discord, SnapChat, NuBank, Caixa, Bradesco e Itaú.
O que ainda falta ser explicado:
Qual é o motivo da instabilidade no WhatsApp, Facebook e Instagram?
Até a última atualização desta reportagem, ainda não se sabia o motivo da pane que tirou do ar o WhatsApp, o Facebook e o Instagram.
Por que os erros DNS e 500 aparecem nas páginas?
Quando o usuário tenta entrar no endereço de qualquer uma das 3 redes, aparece a mensagem “DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN”, o que leva a especular sobre um erro desse tipo.
O DNS é a “agenda de contatos” da internet. É ele que registra os números (endereços de IP) associados aos “nomes de domínio” (como “globo.com”).
A internet só funciona com números, então essa “agenda” cumpre o objetivo de permitir consultas (chamadas de “resoluções de domínio”) para que qualquer pessoa possa saber o número de IP do site que pretende acessar. Se acontece uma falha, o acesso à página fica indisponível porque não é possível encontrar o caminho certo para chegar nela.
Para algumas pessoas que tentaram acessar Facebook, Instagram e WhatsApp, apareceu um “Erro 500” ou “Erro 5XX”. Esse tipo de mensagem geralmente indica uma dificuldade do computador do usuário se comunicar com o servidor do site ou aplicativo.
A falha tem relação com as operadoras?
Não há informações que liguem as falhas apresentadas nos aplicativos do Facebook à instabilidade de operadoras, mas reclamações sobre telefonia e internet também cresceram nesta segunda.
O Downdetector registrou picos de reclamações para Claro, Vivo, TIM e Oi! no Brasil. Nos Estados Unidos, houve queixas para os serviços Amazon Web Services, Google, T-Mobile, e AT&T.
Logo tenhamos mais informações traremos atualizações.
Fonte: Mundo Conectado