Temporal deve perder intensidade a partir da segunda-feira (27) e se concentrar na região oeste do estado
Por Natally Acioli, g1 BA
As fortes chuvas que atingiram diversas cidades na Bahia foram causadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), segundo informações do o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Esse sistema é formado por uma faixa de nuvens que se estende do sul da região amazônica até a área central do Atlântico Sul. Com isso, a umidade da Amazônia é canalizada para a Bahia.
Segundo o Inmet, a Zona de Convergência do Atlântico Sul é muito comum no verão e dura de três a quatro dias.
O temporal deve perder a intensidade a partir da segunda-feira (27) e se concentrar na região oeste do estado.
Neste domingo (26), o governador da Bahia, Rui Costa, assinou um novo decreto que inclui mais 47 cidades na lista de municípios em situação de emergência em decorrência das chuvas intensas que atingem a Bahia. Até o ontem, 25 cidades faziam parte da lista. Com a atualização, o estado passa a ter 72 com a medida vigente.
Até o momento, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia confirmou 18 mortes em decorrência das chuvas.
Confira previsão do tempo no estado:
Salvador
Na capital baiana, a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas até a terça-feira (28).
A partir de quarta-feira (29), é previsão é de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada. A temperatura mínima é de 22ºC e a máxima pode chegar até 3ºC.
Barreiras
No município de Barreiras, no oeste do estado, a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas até a próxima quinta-feira.
A temperatura mínima na semana é de 25ºC e a máxima pode chegar até 29ºC. Já a umidade máxima é de 100% na região.
Ilhéus
Na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas até terça-feira.
A partir de quarta, a previsão é de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada. A temperatura mínima é de 20ºC e a máxima pode chegar até 29ºC.
Fonte: G1