Erro de DNS pode ser uma das causas das redes sociais terem saido do ar
Desde às 12h desta segunda-feira (4) todos os serviços do Facebook – WhatsApp, Facebook, Instagram e Messenger – estão fora do ar. Porque isso está acontecendo e quando eles vão voltar, ainda não sabemos.
Entretanto, é possível que a razão seja um problema de DNS – sigla para “Sistemas de Nomes de Domínio”. O DNS é responsável por traduzir a URL de um site para um endereço de IP correspondente – uma simples mudança nesse IP pode representar a inacessibilidade de diversos serviços.
Remoção de rota BGP: possível causa do problema
Por meio do Twitter, uma das poucas redes sociais que está funcionando no momento, Dane Knecht, executivo do Cloudflare, destacou que possivelmente as rotas BGP foram apagadas, deixando não só esses serviços, mas diversos outros fora do ar. Para se ter uma ideia, no Brasil bancos como Nubank e Bradesco também registraram inacessibilidade.
Entendendo melhor: o BGP é o sistema pelo qual o tráfego passa antes de um site ser aberto. Se ele não existe o endereço não encontra as informações para carregar a página ficando, portanto, inacessível.
Em nota o Facebook se manifestou sobre o problema, mas não mencionou a causa. “Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, destacou.
Quando o WhatsApp, o Instagram e o Facebook vão voltar?
Em razão disso, não há previsão de quando os serviços serão plenamente reestabelecidos. Isso pode levar mais alguns minutos ou algumas horas. Vale lembrar que a pane é global. Portanto, os serviços estão fora do ar no mundo todo, e não apenas no Brasil.