Vazamento em barragem mobiliza defesa civil mineira

Continua após a publicidade..

Pelo menos oito famílias tiveram que deixar suas casas, em uma zona rural da cidade de Serro (MG), a cerca de 300 da capital Belo Horizonte. Equipes da defesa civil do estado foram alertadas depois que uma barragem particular, de uma fazenda próxima à comunidade de Mato Grosso, apresentou vazamento de água.

Segundo a defesa civil mineira, não houve rompimento. Moradores locais e o dono da fazenda identificaram infiltrações no barramento da barragem e acionaram os agentes para uma vistoria. As pessoas foram retiradas da área, considerada de risco, de forma preventiva, e encaminhadas para residências de amigos e familiares.

Próxima à comunidade onde está localizada a fazenda está a rodovia estadual MG-010, que precisou ser interditada pela Polícia Rodoviária de Minas Gerais por ser considerada faixa de risco em caso de rompimento.

Continua após a publicidade..

Neste sábado (26), continuam no local agentes da defesa civil, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, policiais militares e representantes do Instituto Mineiro de Gestão das Águas e da prefeitura de Serro. Também foram deslocadas equipes do município de Diamantina.

Todos realizam vistoria e, junto a engenheiros, buscam diminuir o volume de água da barragem, para reduzir o volume e a pressão sobre o talude. Segundo a Defesa Civil, o extravasor – região onde é escoado o excesso de água – que fica localizado na ombreira esquerda da barragem, foi desobstruído pelas equipes.

Até a manhã de hoje, oito famílias foram notificadas para deixarem suas residências, preventivamente.

[pt_view id="6494a7ewce" categories="50"]

Share

Clayton Lima

Uma pessoa apaixonada por esportes, praias e pela leitura de clássicos literários como "Dom Casmurro", além de obras contemporâneas como "O Código Da Vinci" e explorando questões fascinantes sobre a "Origem da Vida", sempre buscando cativar as pessoas.

You may also like...