O papel do email marketing na estratégia de marketing digital

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O marketing digital precisa do e-mail marketing para alcançar seu potencial máximo nos negócios. Neste conteúdo, vamos conferir detalhadamente algumas das principais informações sobre essa estratégia, sua importância, vantagens, dicas exclusivas e, claro, como criá-la. 

O que é email marketing e por que ele é importante?

O e-mail marketing trata-se de uma das estratégias de marketing digital, muito utilizada por agência de marketing digital, sendo uma das mais eficientes até o momento. Ela envolve o envio de e-mails para um determinado grupo de usuários, onde o intuito é realizar a promoção de produtos, serviços, descontos exclusivos, eventos e muito mais.

Além de ser uma opção de comunicação direta, o e-mail marketing conta com muitos outros pontos que o tornam importante. Por exemplo, oferece um maior alcance para suas comunicações, possibilita realizar a segmentação do público que receberá as mensagens, possibilita automatizar a entrega e muito mais.

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Através desses pontos, ele se mostra importante para otimizar as entregas e conseguir maior eficácia nas comunicações realizadas por uma marca.

Vantagens do email marketing

O e-mail marketing irá oferecer diversas vantagens para a sua comunicação com o usuário, como as que citamos acima de forma breve. A seguir, vamos conferir mais detalhadamente alguns dos principais benefícios.

Possibilidade de segmentação

Como citado acima, o e-mail marketing possibilita realizar a segmentação na entrega, ou seja, selecionando quem você deseja que receba uma determinada mensagem por e-mail.

Por exemplo, você pode querer falar com um público-alvo específico, de uma determinada idade, sexo, localização, de acordo com o histórico de compras ou até mesmo pelos interesses desses indivíduos.

Assim, as chances de sucesso são maiores, tendo em vista que estará comunicando com o público certo.

Relacionamento com o cliente

Como você estará se comunicando com frequência com o seu cliente, se torna mais provável que seja construída uma boa relação entre a empresa e ele, sendo também uma forma de se manter na memória do usuário.

Além disso, a partir do e-mail marketing é possível oferecer descontos exclusivos, presentes especiais, como em datas comemorativas, dentre muitas outras possibilidades.

Fortalecimento da marca

Pelo mesmo motivo que ajuda a melhorar o relacionamento com o cliente, é possível fortalecer a marca com essa comunicação direta. Se mantendo presente na mente do consumidor, você se torna mais relevante pela lembrança.

Resultados mensuráveis

E, claro, oferece resultados mensuráveis para acompanhar sua campanha e conquistar os objetivos desejados com os e-mails. É uma forma de usufruir do melhor que essa estratégia pode oferecer aos negócios.

Como criar uma estratégia de email marketing efetiva

Criar uma estratégia de e-mail marketing é uma tarefa de etapas, como:

Defina seus objetivos

Em toda estratégia de marketing, você precisará começar definindo muito bem os seus objetivos para saber quais metas definir e o que será preciso fazer, e em quanto tempo, para alcançar esses objetivos.

Construa sua lista de contatos

Construir uma lista de contatos será fundamental, afinal, é uma estratégia que irá precisar desse grupo selecionado para começar seus envios. Esses contatos podem ser adquiridos através de uma venda, no oferecimento de conteúdos ricos, etc.

Crie uma campanha de email marketing atraente

A sua lista de contatos precisa se sentir interessado e atraído pela sua campanha de e-mail marketing, começando pelo título do e-mail – afinal, se ele não convencer, dificilmente o e-mail será aberto pelo usuário.

Escolha a melhor ferramenta de envio de emails

Existem muitas plataformas disponíveis para realizar o envio de seus e-mails com qualidade e eficiência, por isso, você precisará escolher a que melhor atende às necessidades do seu negócio. Leve em consideração as funcionalidades, ferramentas e outras questões que podem oferecer mais vantagens para seus envios.

Monitore e avalie os resultados de suas campanhas

Por fim, será preciso monitorar e avaliar muito bem os resultados de sua campanha, assim, será possível ter conhecimento do que deu certo e o que precisa ser alterado e melhorado para as próximas campanhas.

Dicas para criar campanhas de email marketing de sucesso

Para finalizar o conteúdo, temos aqui algumas dicas que lhe serão úteis nas próximas campanhas de e-mail marketing que for realizar.

Personalize o conteúdo do email

Conhecer a sua lista de contatos será importante, possibilitando que você realize as personalizações certas no conteúdo e também na utilização de imagens, GIFs e vídeos. Essa personalização trará maior interesse e certa familiaridade ao usuário.

Utilize linhas de assunto atraentes

Esse é o ponto que será crucial nos seus e-mails, afinal, é a partir dele que muitos usuários se interessam em abrir e ler o conteúdo ou não. Certifique-se de que a linha de assunto do seu e-mail seja atraente. 

Evite frases e palavras mentirosas, sensacionalistas e que possam fazer com que o usuário se sinta enganado – isso fará com que ele nunca mais abra outro e-mail seu.

Inclua uma chamada para ação clara e direta

A chamada para ação, CTA, é essencial em seu e-mail marketing, que fará com que o usuário realize a ação que você deseja. Utilize palavras ou frases curtas, diretas e que deixem claro a ação realizada.

Não esqueça do design e da formatação do email

A aparência do e-mail também é importante, por isso, pense em todos os detalhes de formatação, desde a fonte utilizada até as cores e tamanhos, assim como no design do e-mail e nas imagens e outras funcionalidades utilizadas.

Teste diferentes tipos de campanha para encontrar a que funciona melhor para o seu público

E, para finalizar as dicas, não se esqueça de realizar testes, como o teste A/B, para entender como sua campanha pode ser melhor e encontrar as possibilidades que gerem maior resultado.