O que é SEO no Instagram?

Continua após a publicidade..

SEO no Instagram é basicamente aplicar técnicas para que a sua página no Instagram apareça no Google, e com isso, gere mais visibilidade para o seu perfil, além de conseguir mais seguidores graças ao seu conteúdo.

Embora em um primeiro momento, o SEO e a gestão de mídias sociais possam parecer diferentes, sua combinação tem o poder de multiplicar a força do seu marketing na internet.

Para você entender em detalhes o que é SEO no Instagram e o que fazer para otimizar seu perfil para ganhar novos seguidores e aumentar sua visibilidade na plataforma, continue a leitura e confira!

Continua após a publicidade..

O que é SEO no Instagram?

SEO no Instagram significa otimizar seu perfil no Instagram para os motores de pesquisa.

Tenha em mente que a gestão de redes sociais leva tempo: é necessário pensar em uma estratégia sólida, otimizar suas páginas e criar um conteúdo atraente para sua audiência.

Quando se trata de otimizar o Instagram, a tarefa pode ser um pouco difícil, pois você deve utilizar boas hashtags, interagir com sua comunidade, criar vários formatos de conteúdo…

Só que, ao aplicar as técnicas de SEO no Instagram, é a oportunidade de melhorar seu posicionamento no Google e alcançar mais seguidores.

Como fazer SEO no Instagram?

Para que sua página no Instagram apareça no Google e os internautas possam descobri-la, você precisa otimizar o Instagram e aplicar boas técnicas de SEO.

Confira, a seguir, 4 maneiras de otimizar o SEO do seu Instagram:

1.Mostre sua palavra-chave principal no seu nome

O SEO no Instagram não é diferente do SEO utilizado no seu site: você deve mostrar uma palavra-chave principal para a qual você quer posicionar no Google.

Essa palavra-chave principal permite ao Google colocar sua página do Instagram nos seus resultados quando um usuário faz uma pesquisa.

Por isso, é importante colocar essa palavra-chave no seu nome, como esse exemplo: fone de ouvido bluetooth.

Assim, o Google vai perceber que sua página responde à pesquisa dos internautas quando pesquisam fone de ouvido.

2.Otimizar sua bio 

É necessário também otimizar sua bio para as palavras-chave.

Mesmo com o limite de 150 caracteres, a seção “bio” é sem dúvida a parte do texto que é indexável.

Portanto, não otimizá-la para as suas palavras-chave, é como alguns dizem, um tiro no pé.

O objetivo aqui é indicar ao Google o seu conteúdo. Por isso, aproveite o espaço para descrever sua empresa ou marca.

3.Incluir legendas nas suas fotos

As legendas do Instagram que não contêm emojis ou têm um texto mal otimizado proporcionam resultados de pesquisa pouco atraentes, e assim, com poucas chances de receberem cliques.

Para evitar esse problema, inclua legendas nas suas fotos. Basta inserir suas palavras-chave principais no início do texto, porque isso faz com que o internauta entenda rapidamente o conteúdo e a informação mais importante da sua página.

A fim de tornar essa dica mais fácil de entender, imagine que sua empresa seja no segmento de vinhos, e o seu objetivo é atrair mais clientes para o seu negócio, que se chama adega perto de mim.

Você deve utilizar no início de cada postagem a informação mais importante e a mais rica em palavras-chave para otimizar seu SEO do Instagram.

4.Adicionar links para suas postagens do Instagram no seu site

Essa etapa é a mais importante. Embora seja relativamente fácil indexar sua página do Instagram, é uma outra história para as suas postagens.

Aqui, você deve adicionar links nas suas postagens no seu site e em outros canais.

Saiba que links internos e backlinks não são somente úteis para aumentar a visibilidade do seu site. É também necessário para promover seus posts do Instagram nos mecanismos de pesquisa.

Agora que você já entendeu o que é SEO no Instagram e as melhores estratégias para otimizar a sua página, chegou o momento de colocar tudo isso em prática!