No mundo do empreendedorismo, o sucesso de um negócio depende de vários fatores, como planejamento, comunicação, alinhamento dos processos, agilidade e produtos ou serviços de qualidade.
No segmento de vestuário, esses fatores também são cruciais para que uma loja consiga criar um diferencial no mercado. Por isso, não é interessante o estabelecimento possuir produtos de qualidade e oferecer um atendimento ruim.
Outra situação é possuir ótimos produtos, excelente atendimento, porém, não corresponder com o público-alvo.
Portanto, diante destas situações, neste conteúdo veremos o que uma loja de roupa precisa para ter o tão desejado sucesso.
Dicas de sucesso
Como sabemos, existem uma infinidade de fatores que podem interferir diretamente, de forma positiva ou negativa, no sucesso de sua loja de roupas.
Então, para eliminar os riscos de fechamento ou falência do seu negócio, vamos destacar algumas dicas valiosíssimas que contribuirão para a evolução e destaque do seu estabelecimento. Confira!
Público-alvo
Ter o conhecimento de quem é o público-alvo da loja é fundamental para definir o direcionamento que o negócio terá.
Para entendermos melhor, imagine que o objetivo da loja é vender roupas plus size, então, a sua tabela de produtos deverá ser direcionada para esse público, isso é, comercializar peças em tamanhos maiores.
Portanto, a identificação do público-alvo é a chave para definir a personalidade da loja.
Atendimento
Outro ponto determinante para o destaque da loja é o atendimento que, se feito de forma indevida, certamente fará com que o cliente não volte a procurar o comércio.
Para evitar esse tipo de problema, o empreendedor deverá investir em treinamentos para a equipe de atendimento e vendas e, nesse treinamento, é importante destacar alguns pontos importantes.
O primeiro deles é referente à abordagem e recepção do cliente. Nesse momento, o colaborador deverá usar uma linguagem clara, objetiva e gentil.
O segundo ponto é sobre o conhecimento que o atendente possui sobre os produtos que são comercializados na loja. Assim, ele poderá tirar as dúvidas que o cliente apresentar e também negociar a venda do item, expondo as suas qualidades e utilidades.
Além disso, a abordagem deve ser feita de forma criativa, ou seja, o colaborador deve saber identificar os produtos que possam agradar aquele determinado cliente e procurar vender sempre mais.
Imagine que uma cliente quer uma saia cor-de-rosa, porém, a loja só tem outras cores disponíveis. Nesse caso, o atendente deverá mostrá-las à compradora e ainda apresentar outros itens, como uma blusinha ou um acessório, por exemplo.
Aqui, vale ressaltar que os vendedores devem saber identificar e diferenciar a estrutura de formato dos corpos para oferecer as peças que sejam corretas com cada tipo físico.
A equipe de atendimento também deve ser treinada para realizar um atendimento solícito, sem ser invasivo, ou seja, dar espaço para o cliente olhar os produtos à vontade. Ficar cercando-o demais e insistindo para que ele compre um item, são ações que devem ser evitadas.
Além disso, é preciso muito cuidado com olhares e palavras que podem ser interpretadas como discriminação.
Ambiente
Um ambiente bem decorado e aconchegante, sem dúvidas, chamaria a atenção dos clientes e acrescentaria algo a mais na experiência de compra, então, invista no espaço físico da sua loja.
O momento em que o cliente está experimentando a roupa pode ser definitivo para a venda, portanto, o provador deve ser um lugar confortável, elegante e que transmita charme, alegria e inspiração.
Como mencionamos anteriormente, a definição do público-alvo é tão importante que reflete até no momento de estruturar o espaço físico. Imagine que a sua loja é voltada para a moda infantil. Então, esse ambiente deve ser pensado de modo a chamar a atenção das crianças.
Tenha em mente que o processo da compra se inicia antes do cliente entrar na loja. Por isso, capriche na decoração da vitrine, invista em uma boa iluminação e cuide do cheiro do ambiente. Essas são práticas que atrairão os consumidores e despertam neles a vontade de querer comprar.
Gestão
A gestão é um fator imprescindível para o sucesso da loja, isso porque existem várias situações que fazem os empreendedores perderem dinheiro.
Para evitar esse tipo de problema que, muitas vezes, poderá levar a loja à falência, é importante ter um controle de toda a movimentação financeira do estabelecimento, como fluxo de caixa, planejamento de compras, gestão de custos, etc.
Atualmente, com o avanço das tecnologias, existem vários softwares que podem auxiliar no processo de gestão, porém, é viável a contratação de empresas que oferecem esse tipo de serviço.
A Catana, contabilidade em Bom Retiro é uma instituição que faz assessoria empresarial, oferecendo diversos serviços voltados para as questões burocráticas de um negócio.
Com ela, podemos tomar decisões com segurança e ainda ter o apoio referente a assuntos trabalhistas e soluções contábeis, caso seja necessário.
Com essas dicas, ficou mais fácil manter o foco no objetivo de tornar a sua loja um negócio de sucesso. E, caso você ainda não tenha um espaço e pense em abri-lo, essas informações também farão a diferença no upgrade do seu comércio.