A tecnologia de pagamento por aproximação já se tornou uma das principais formas de transações financeiras da população brasileira, devido a agilidade que ela traz as transações e operações de pagamentos. A chamada tecnologia NFC (New Field Communication) ou Comunicação por Campo de Proximidade, é uma inovação que possibilitou pagamentos mais ágeis, só precisando aproximar o cartão da máquina, sem precisar inserir o cartão ou digitar a senha.
A transmissão da informação das carteiras digitais não necessita de conexão com a internet nem de bluetooth, e tudo é feito de forma criptografada, fato importante para evitar possíveis violações de segurança como vazamento de dados. Essa nova tecnologia de aproximação utilizando NFC já vem sendo usada através de smartwatches, anéis, telefones celulares, pulseiras inteligentes e dos cartões de crédito e débito. Mais do que isso, essa tecnologia já está amplamente inserida no contexto dos produtos de empresas de renome mundial, como Apple, Samsung, Google e Microsoft.
Durante muito tempo os pagamentos presenciais eram feitos exclusivamente através da inserção dos cartões com a digitação de senha. A exceção se aplicava apenas aos pagamentos online. Em um cassino que aceita cartão de crédito, por exemplo, você tem que fornecer todas as informações do seu cartão no site para efetuar seu depósito. O mesmo ocorre com qualquer compra online feita em um marketplace ou loja online. Para esses casos ainda não existe a possibilidade de efetuar o pagamento por aproximação.
Entretanto, para os pagamentos feitos presencialmente, essa modalidade caiu nas graças dos usuários. Para se ter uma ideia, somente em 2022 o uso dos pagamentos por aproximação cresceu 37% segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços, a ABECS.
Atualmente os pagamentos por aproximação só perdem para o Pix, outra modalidade de pagamento que caiu no gosto da população brasileira. Com o Pix é possível fazer pagamentos de forma ágil tanto presencialmente quanto online. Usando o dispositivo móvel e o aplicativo do banco, é só apontar a câmera pra um QR Code para processar um pagamento via Pix em minutos.
O que é exatamente a tecnologia NFC e como ela funciona
A tecnologia NFC (near field communication) é o que permite que dois dispositivos se comuniquem sem fio quando estão próximos.
A NFC é na verdade um subconjunto de algo chamado RFID (identificação por radiofrequência), uma tecnologia que nos permite identificar coisas por meio de ondas de rádio. O RFID não é novidade – ele é usado há décadas para atividades como escanear itens em mercados.
O NFC, que foi introduzido no início dos anos 2000, usa uma frequência RFID específica (13,56 MHz, para ser exato) para comunicações de curto alcance. Até o momento, os usos mais comuns do NFC eram os cartões de identificação para obter acesso a locais como prédios de escritórios e garagens particulares.
Entretanto, cada vez mais, a tecnologia NFC está sendo usada para alimentar os chamados pagamentos “sem contato”. Um pagamento sem contato é uma transação que não requer contato físico entre um dispositivo (também conhecido como smartphone) e um terminal de pagamentos. Ou seja, as pessoas podem simplesmente segurar seus dispositivos móveis para pagar gerando o que no Brasil ficou conhecido como pagamento por aproximação.
Quando um pagamento sem contato é iniciado, a tecnologia NFC começa a funcionar. Usando frequência específica o leitor habilitado para NFC e o smartphone ou cartão passam informações criptografadas um para o outro para concluir o pagamento em apenas alguns segundos.
A velocidade e a praticidade foram o que tornou este método de pagamento tão popular no Brasil.