Palmeiras domina o Coritiba, vence e volta à liderança do Brasileirão

Verdão chega a 17 partidas sem perder no ano e retoma a primeira posição. Coxa perde a primeira em casa na temporada

Vitória convincente (mais uma)

O Palmeiras é novamente o líder do Campeonato Brasileiro. Com mais uma partida de amplo domínio, o Verdão venceu o Coritiba por 2 a 0, neste domingo, no Couto Pereira, e recuperou o primeiro lugar que havia sido conquistado pelo rival Corinthians no sábado. Dudu, no primeiro tempo, e Rony, no segundo, fizeram os gols.

Quem segura?

Continua após a publicidade..

Os números dão a dimensão da vitória do Palmeiras. O time chegou a 17 partidas sem perder na temporada, sendo seis jogos consecutivos sem tomar gols no Brasileirão. Mais do que isso, o Coritiba ainda não havia perdido em casa na temporada (15 partidas). E tem mais: os paulistas quebraram um tabu de 25 anos sem vitórias no Couto Pereira. A última havia sido pela Copa do Brasil de 1997.

Rony comemora o gol em Coritiba x Palmeiras
Rony comemora o gol em Coritiba x Palmeiras (Foto: Robson Mafra/AGIF)

Classificação

O resultado no Couto Pereira faz o Palmeiras chegar aos 22 pontos, um a mais do que o Corinthians e quatro acima do São Paulo. O Coritiba tropeça pela segunda vez seguida em casa e começa a perder contato com os líderes. O time agora está em sétimo, com 15 pontos.

Primeiro tempo

O Palmeiras ignorou o fato de atuar como visitante e foi para cima no início do jogo, com boa movimentação na frente para envolver o trio de zagueiros do Coxa. Com menos de dez minutos, o goleiro Rafael William, em seu primeiro jogo de Brasileirão na carreira, já havia feito duas boas defesas em chutes de Scarpa e Dudu. O Coxa conseguiu sair de trás em seguida, mas sem muita força para criar. Os palmeirenses continuaram melhores e chegaram ao gol aos 22. Dudu recebeu a bola na entrada da área e bateu bonito, no canto direito. A equipe paranaense, aos 29, reclamou de um pênalti depois de um desvio da bola no braço de Murilo, mas o árbitro Leandro Vuaden mandou seguir. O time paulista seguiu melhor, principalmente aproveitando os espaços pelo lado esquerdo da defesa rival. Aos 32, Dudu recebeu passe de calcanhar de Rony e bateu com muito perigo por cima.

Abel Ferreira e Dudu comemoram gol do Palmeiras contra o Coritiba
Abel Ferreira e Dudu comemoram gol do Palmeiras contra o Coritiba (Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras)

Segundo tempo

O Coritiba voltou do intervalo com Thonny Anderson e Diego Porfírio para tentar melhorar a produção ofensiva. O time ganhou mais velocidade, passou a trocar mais passes, mas seguiu dando muito espaços para o Palmeiras. Aos 16 minutos, o Coxa criou sua melhor chance até então. Após confusão na área, a bola sobrou para Martínez bater prensado com Weverton e quase empatar. A resposta foi fatal. Em contra-ataque, aos 17, Gabriel Veron tocou para Rony só completar para as redes de Rafael William. A situação do Coxa se complicou aos 26, quando Thonny Anderson foi expulso por conta de uma entrada violenta em Rony que Vuaden viu no VAR. O Palmeiras administrou o resultado e ainda viu Weverton fazer boa defesa em chute de Clayton nos minutos finais para garantir mais uma vitória.

Rony comemora o gol em Coritiba x Palmeiras
Rony comemora o gol em Coritiba x Palmeiras (Foto: Robson Mafra/AGIF)

Gás de pimenta e paralisação

O jogo ficou interrompido por seis minutos no segundo tempo por conta de uma briga entre torcedores de Coritiba e Palmeiras fora do Couto Pereira. A polícia usou gás de pimenta para dispersas o tumulto, e os efeitos foram sentidos por parte da torcida do Coxa e por jogadores do Palmeiras. Algumas pessoas que estavam nas arquibancadas precisaram entrar no gramado para mudar de setor.

Torcedores do Coritiba sofrem com efeito do gás de pimenta
Torcedores do Coritiba sofrem com efeito do gás de pimenta (Foto: Robson Mafra/AGIF)

Atuações do Coritiba
Luciano Castán e Dudu em Coritiba x Palmeiras
Luciano Castán e Dudu em Coritiba x Palmeiras (Foto: Robson Mafra/AGIF)
Atuações do Palmeiras
Próximos jogos

O Palmeiras recebe o Atlético-GO, quarta, às 20h30, no Allianz Parque. No mesmo dia, o Coritiba visita o Bragantino, às 19h, em Bragança Paulista.

Fonte: GE