Palmeiras vence Ituano e se classifica à quarta final de Paulistão consecutiva

Continua após a publicidade..

O Palmeiras venceu o Ituano por 1 a 0 no Allianz Parque, na última sexta-feira (17), pela semifinal do Campeonato Paulista. Com o gol de Murilo, no início do segundo tempo, o Verdão chegou à sua quarta final consecutiva na competição estadual.

Murilo, zagueiro artilheiro Foto: Allianz Parque/Staff Images

O goleiro do Ituano, Jefferson Paulino, foi o grande destaque da partida, mesmo saindo derrotado. Ele fez, pelo menos, três grandes defesas, as principais no primeiro tempo. O Palmeiras dominou a partida, mas encontrou dificuldades para converter as jogadas em gols. A equipe criou as melhores chances, mas parou nas defesas de Paulino.

O Palmeiras aguarda agora o adversário na decisão, que sairá do confronto entre Água Santa e Red Bull Bragantino, nesta segunda-feira (20), às 21h, na Vila Belmiro, em Santos.

Continua após a publicidade..

A partida contou com o melhor público do ano no Allianz Parque, com 40.664 pessoas presentes, superando os 40.196 espectadores que acompanharam o empate sem gols com o São Paulo, pela terceira rodada do Paulistão desta temporada. O registro também entrou no top 10 melhores públicos do estádio na história, na sétima colocação.

Antes do início da partida, a Mancha Verde, principal torcida organizada do Palmeiras, estendeu uma faixa que dizia ‘cumpra as suas promessas’. Embora não tenha citado Leila Pereira, a cobrança foi direcionada à presidente do Verdão por dois motivos: ausência de reforços e alto preço no ingresso do jogo contra o Ituano.

O atacante Bruno Tabata, que teve uma nova chance entre os titulares do Palmeiras, deixou o gramado nos primeiros minutos da partida. Ele sentiu sozinho a região posterior da coxa esquerda e deixou o gramado chorando bastante. Breno Lopes entrou em seu lugar.

No início do segundo tempo, o clima no Allianz Parque já era de tensão, até o zagueiro Murilo finalmente vazar o goleiro Jefferson Paulino, aos 12 minutos da etapa final. Mas antes, o dono da meta do Galo fez mais um milagre. Raphael Veiga cobrou falta pela direita, Gustavo Gómez subiu e obrigou Jefferson a fazer uma intervenção espetacular. No rebote, o próprio Gómez colocou para o meio da pequena área, onde o seu companheiro de zaga, Murilo, estava pronto para completar.

O Ituano reclamou muito de uma possível falta cometida por Gustavo Gómez na disputa pelo alto. Tanto o árbitro Flávio Rodrigues de Souza, quanto Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, que operava o VAR, não viram infração e o gol foi confirmado.

Com o 1 a 0 a favor, o Palmeiras controlou o jogo e garantiu o resultado. O Ituano tentou algumas escapadas, mas parava no esquema defensivo bem postado do Verdão, que, por sua vez, não criou grandes oportunidades depois

Já o Ituano, apesar de não ter conseguido chegar à final do Paulistão, sai da competição com um desempenho positivo. O time do interior paulista chegou até as quartas de final, eliminando o São Paulo na fase anterior.

Agora, o Palmeiras aguarda o adversário na final do Campeonato Paulista. Água Santa e Red Bull Bragantino se enfrentam nesta segunda-feira (20), às 21h, na Vila Belmiro, em Santos. O jogo é válido pelas quartas de final da competição e definirá quem será o adversário do Verdão na decisão.

Além do Paulistão, o Palmeiras tem outros desafios pela frente. Na próxima quarta-feira (23), a equipe enfrenta o Universitario-PER, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. A partida será realizada no Allianz Parque, às 21h. Já no domingo (27), o Verdão enfrenta o São Paulo, pela semifinal do Campeonato Paulista de 2023.

Com a vitória sobre o Ituano, o Palmeiras se mantém vivo na busca pelo bicampeonato paulista e segue em busca de mais títulos na temporada. Com um elenco forte e um técnico experiente como Abel Ferreira, o Verdão espera manter o bom desempenho e conquistar mais troféus em 2023.

Em resumo, mesmo com uma atuação abaixo do esperado, o Palmeiras conseguiu vencer o Ituano e garantir sua vaga na final do Campeonato Paulista pelo quarto ano consecutivo. O gol marcado por Murilo foi fundamental para a vitória, que teve como destaque o goleiro Jefferson Paulino, do time do interior paulista. Agora, os palmeirenses aguardam o adversário na decisão, que sairá do confronto entre Água Santa e Red Bull Bragantino. Com o melhor público do ano no Allianz Parque, o Verdão espera manter o bom desempenho e conquistar mais títulos na temporada.