Paris comemora a vitória da França sobre o Marrocos após um confronto em que há muito mais em jogo do que futebol

Fãs lotam a tradicional avenida Champs-Elysées

© Reuters/Gonzalo Fuentes/Direitos Reservados

Os torcedores lotaram a gelada Champs-Elysées em Paris na quarta-feira após a semifinal da Copa do Mundo entre França e Marrocos, tocando o coração de milhões na vitória por 2 x 0 dos Les Bleus que os colocou em sua segunda final consecutiva.

Profundamente entrelaçados por seus laços coloniais e fluxos de mão-de-obra migrantes do norte da África para a França no período pós-guerra, as duas nações compartilham uma história que moldou suas identidades e políticas e criou um relacionamento às vezes tenso.

A França é o lar de uma grande comunidade marroquina e muitos de seus membros possuem dupla cidadania.

Continua após a publicidade..

“Preferimos chegar cedo porque depois vai ser um caos. Só queremos comemorar nossa vitória e sentimos que vai ser uma loucura”, disse a estudante Kerene Massuka, que veio com um amigo carregando uma bandeira francesa.

Os fãs foram cercados por centenas de caminhões da polícia protegendo a área enquanto os fogos de artifício eram disparados.

Após o apito final, multidões de torcedores de ambos os países puderam ser vistas entrando na avenida enfeitada de Natal, onde as autoridades aguardavam dezenas de milhares de pessoas, apesar das temperaturas em torno de zero graus Celsius.

As apostas eram altas em ambos os lados.

Marrocos teve a chance de se tornar a primeira nação africana a chegar à Copa do Mundo, mas a França agora se tornará a primeira seleção a reter o título da Copa do Mundo em 60 anos no próximo domingo.

Fonte: Terra com agencias internacionais