Passageiros enfrentam filas, problemas para fazer check-in e overbooking no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos

Recomendação é chegar mais cedo ao aeroporto para evitar transtornos. Problemas com check-in em aplicativos causou filas nos aeroportos. Voos para Aracaju são os que estão registrando mais problemas de atraso e embarque nesta terça-feira (21).

Passageiros enfrentaram mais um dia de problemas para embarcar nesta terça-feira (21) no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

Os relatos são de problemas para fazer check-in por meio de aplicativos, longas filas e overbooking, ou seja, as companhia aéreas venderam mais passagens do que o número de lugares no voo.

A recomendação é chegar mais cedo ao aeroporto para evitar transtornos. Os voos para Aracaju são os que estão registrando mais problemas de atraso e embarque nesta terça-feira (21).

Continua após a publicidade..

As filas para check-in estavam longas e demoradas durante a manhã. Passageiros relataram que estavam há uma hora e meia na fila. Durante meia hora, a fila permaneceu parada.

Por causa da sobrevenda de voos, muitos passageiros não conseguiram embarcar e agora estão na fila para tentar realocação em outro voo.

O publicitário Adriano Abreu está tentando ir para Foz do Iguaçu (PR), mas disse que só conseguiram realocá-lo em um voo depois das 17h. O problema é que ele tem um compromisso antes desse horário, por isso está tentando embarcar em outro voo mais cedo, mesmo que para isso tenha que gastar do próprio bolso comprando uma nova passagem.

De acordo com ele, a Gol não ofereceu nenhuma assistência, como acomodação ou alimentação.

O ferroviário Gilson Dias de França está tentando viajar pra Petrolina (PE), onde vai encontrar a mãe. Eles não se veem há dois anos.

Ele contou que chegou com três horas de antecedência justamente para não haver imprevistos, mas soube que deu overbooking. Agora ele está na fila esperando para ser realocado em outro voo.

“Por causa da pandemia estou há dois anos sem ver minha mãe e ela está lá esperando. Eu até já liguei para ela dizendo que hoje não vai dar certo. É complicado demais. O sentimento que a gente tem é um pouco de falta de respeito pelo consumidor, né. Mas paciência com fé em Deus a gente vence tudo. Com fé em Deus eu vou ver a minha velhinha, que está lá com 81 anos me esperando.”

Os problemas começaram na sexta-feira (17), quando a empresa Ita suspendeu todos os voos. Ela foi notificada pelo Procon SP e a multa pode chegar a R$ 11 milhões. Foram mais de 45 mil passageiros prejudicados neste fim de ano em todo o país.

Até esta terça-feira (21), apenas 25 mil desses passageiros foram reacomodados em voos de outras companhias ou reembolsados.

A professora Maria do Carmo Barbosa e as filhas foram algumas das passageiras da Ita que não conseguiram embarcar. Elas iam para Recife levando presentes na mala.

“Chegamos aqui 4h da manhã e não tinha nenhuma pessoa para nos avisar que o voo tinha sido cancelado. Mandamos e-mail e nunca nos responderam. Ficamos a ver navios. Nós estávamos em um sítio sem internet e viemos de lá sem saber de nada. Fui ver passagem de última hora e o preço é surreal, cada passagem é o dobro do preço só para ir. Infelizmente vamos voltar para casa com toda a frustração e todos os presentes. Foi muito frustrante o que fizeram conosco”, afirma.

Na segunda-feira (20), muitos passageiros relataram transtornos por causa do cancelamento de voos. Um deles perdeu o aniversário de 80 anos da avó no Nordeste e teve de voltar para casa de ônibus porque não tinha dinheiro para comprar outra passagem.

Passageiros de outras companhias aéreas, como Latam e Gol, também tiveram problemas para embarcar. Alguns voos tiveram overbooking. Além disso, um problema na pista do aeroporto causou atrasos na segunda.

A Latam declarou que foi preciso atrasar alguns voos em função de conexões internacionais, e também houve o reflexo dos cancelamentos de voos dos últimos dias, causados pelo temporal da última sexta-feira (17), que derrubou o sistema de iluminação da pista do aeroporto.

A Gol também culpou as chuvas dos últimos dias que, segundo a companhia, impactaram as operações e exigiram a reacomodação de passageiros.

A Gru Airport, concessionária que administra o aeroporto, informou na segunda-feira (20) que a operação foi normalizada há três dias. Além dos atrasos, passageiros ainda enfrentam as consequências da suspensão das operações da companhia aérea Ita, que cancelou quase 500 voos até o fim do ano só em São Paulo.

O Procon de São Paulo multou a Ita e também a Latam por cancelar mais de 20 voos no final de semana. O Procon orienta os passageiros a registrarem as reclamações pela internet.

Na noite desta segunda (20), a Gol e a Latam negaram que tenham vendido mais passagens do que era possível atender, o chamado overbooking.

Fonte: G1