A pesquisa Datafolha divulgada na noite desta sexta-feira (9) apontou que ex-presidente Lula (PT) manteve a liderança da corrida à presidência da República, aparecendo com 45% das intenções de voto. Já o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), seu principal adversário, tem 34%.
Ciro Gomes (PDT) possui 7%, enquanto Simone Tebet (MDB) apareceu com 5%.
O levantamento reforça a percepção que vinha se desenhando em pesquisas anteriores de tendência de redução da distância entre os dois líderes da corrida presidencial.
Se no início do mês a diferença entre Lula e Bolsonaro era de 13 pontos percentuais, a distância agora é de 11 pontos. Segundo o Datafolha, essa é a menor diferença desde maio de 2021.
O levantamento foi feito ao longo de quinta e sexta-feira, 8 e 9 de setembro e é o primeiro realizado após as manifestações de 7 de setembro, usados por Bolsonaro como atos eleitorais.
Na última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 1º de setembro, Lula oscilou dois pontos para baixo, ficando com 45% das intenções de voto à presidência da República. Bolsonaro manteve-se com 32%. Ciro estava com 9%. Simone Tebet (MDB) tinha 5% das intenções de voto.
O Datafolha entrevistou 2.676 pessoas em 191 cidades do país, e a margem de erro é de dois pontos percentuais.
Pesquisas eleitorais, como saber em quais posso confiar?
Em meio a essa diversidade de levantamentos existentes no Brasil, muitos eleitores não sabem em quais resultados acreditar.
No primeiro dia do ano passou a ser obrigatório (leia a resolução clicando aqui)o registro junto à Justiça Eleitoral de qualquer pesquisa pública relacionada às eleições para presidente e governador. Porém, se uma pesquisa está registrada não necessariamente significa que ela será confiável, isso porque não há nenhum tipo de fiscalização prévia sobre a metodologia desses levantamentos.
Atualmente, a confiabilidade das pesquisas é garantida no Brasil por meio da transparência. São algumas das informações que devem ser cadastradas junto à Justiça Eleitoral, tornando as pesquisas passíveis de contestação, caso qualquer irregularidade seja encontrada posteriormente:
- Nome do contratante
- Valor cobrado pela pesquisa
- Origem dos recursos investidos
- Metodologia
- Período de realização
- Sistema de fiscalização da coleta de dados
- Tipo de questionário aplicado
Para identificar os atributos que mais merecem atenção nas pesquisas eleitorais, a reportagem do Yahoo! Notícias conversou com alguns especialistas no assunto e separou uma lista com os pontos mais importantes, confira aqui.