Pesquisa Quaest em SP: Nunes tem 44% e Boulos, 35% das intenções de voto no segundo turno

Levantamento realizado entre os dias 20 e 22 de outubro revela cenário acirrado entre os candidatos

Ricardo Nunes e Guilherme Boulos, candidatos à Prefeitura de São Paulo – Reprodução/TV Record

A mais recente pesquisa Quaest sobre o segundo turno das eleições de 2024 em São Paulo traz o atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), com 44% das intenções de voto. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) aparece em segundo lugar, com 35% das menções, segundo o cenário estimulado, no qual os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores.

O levantamento também revela que 19% dos eleitores declararam que votariam em branco ou anulariam o voto se o pleito fosse realizado hoje. Outros 2% afirmaram estar indecisos sobre qual candidato escolher.

Continua após a publicidade..

Oscilações e comparação com pesquisa anterior

A pesquisa Quaest, realizada entre os dias 20 e 22 de outubro, entrevistou 1.200 eleitores paulistanos e possui uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança do levantamento é de 95%, e o registro foi feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo SP-06257/2024.

Na pesquisa anterior, divulgada em 16 de outubro, Nunes tinha 45% das intenções de voto, enquanto Boulos registrava 33%. Os votos brancos e nulos se mantiveram em 19%, mas houve uma leve mudança no número de indecisos, que eram 3%. Comparando os dois levantamentos, Nunes oscilou um ponto para baixo, enquanto Boulos subiu dois pontos.

Certeza do voto e imagem dos candidatos

Outro ponto importante da pesquisa foi o questionamento sobre a certeza do voto dos eleitores. 79% dos entrevistados declararam que a decisão já está consolidada, enquanto 20% ainda consideram a possibilidade de mudar até o dia da eleição.

No quesito imagem dos candidatos, Ricardo Nunes é visto positivamente por 53% dos eleitores, enquanto Guilherme Boulos possui 41% de imagem positiva. A avaliação negativa dos candidatos também foi analisada: 36% dos eleitores têm uma visão negativa de Nunes, e 40% veem Boulos de forma desfavorável.

Preferências por segmento e herança de votos

Entre os eleitores que votaram em Pablo Marçal (PRTB) no primeiro turno, 79% afirmam que votarão em Nunes no segundo turno, um aumento em relação à semana anterior, quando eram 74%. Boulos aparece com apenas 7% desse segmento, e 13% pretendem votar branco ou nulo. Já os eleitores de Tabata Amaral (PSB) têm 62% de preferência por Boulos, enquanto 19% declaram que votarão em Nunes.

Nunes tem melhor desempenho entre homens, pessoas acima de 35 anos, católicos e evangélicos, além de liderar entre os eleitores com menor escolaridade e os apoiadores de Jair Bolsonaro. Boulos, por outro lado, está à frente entre eleitores sem religião e aqueles que apoiaram Lula nas últimas eleições.

Cenário espontâneo e indecisão

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados, Nunes lidera com 36%, enquanto Boulos aparece com 28%. O número de indecisos aumentou levemente para 27%, e 8% afirmaram que votarão em branco ou nulo.

O cenário entre mulheres, jovens de 16 a 34 anos, eleitores com ensino superior e aqueles que recebem entre três e sete salários mínimos mostra um empate técnico entre os dois candidatos, indicando um segundo turno disputado até os últimos dias.