“Pimp my Carroça em Circuito” reforma carroças de profissionais da reciclagem em Santo André

Realizado no Parque da Juventude, a ação promove, no próximo dia 30/4, um mutirão de pintura e reforma de carroças de catadoras e catadores de materiais recicláveis

Com o objetivo de chamar atenção para o importante trabalho feito por catadoras e catadores autônomos de materiais recicláveis, o movimento Pimp My Carroça realiza a 27 ª edição do Pimp My Carroça em Circuito. Com uma programação especial voltada a esses verdadeiros agentes ambientais, o evento acontece no próximo dia 30/4, das 8h às 18h, no Parque da Juventude – Ana Brandão, em Santo André, região metropolitana de São Paulo. Durante o evento, catadores e catadoras da cidade terão suas carroças reformadas e pintadas por artistas e grafiteiros convidados pelo projeto e irão receber também itens de segurança, como capa de chuva, luvas emborrachadas, roupas reflexivas, dentre outros.

A ação voluntária é um gesto de empatia e também de investimento nestes profissionais informais, buscando contribuir com políticas públicas muito mais necessárias em razão da crise agravada pela pandemia da Covid-19. Ivonete, empreendedora e catadora de materiais recicláveis da cidade de São Paulo, estava desempregada e encontrou na reciclagem uma solução para sua renda. “Eu achei o projeto muito incentivador para os carroceiros. Dá um suporte, uma ferramenta para ele conseguir executar seu trabalho com dignidade”, afirma.

Continua após a publicidade..

Relevância social e urbana

O patrocínio ao Pimp My Carroça em Circuito faz parte da estratégia de engajamento socioambiental da Tetra Pak, que há mais de 25 anos atua para promover a conscientização sobre reciclagem e fomentar as transformações sociais vinculadas a esse ecossistema a partir de importantes parcerias. “Admiramos a trajetória do Pimp My Carroça e fazer parte de um projeto junto a eles para valorizar o trabalho dos catadores e catadoras autônomas de materiais recicláveis só reforça nosso pensamento de que a colaboração é essencial para concretizar nossos objetivos em comum e acelerar transformações positivas. Estamos muito orgulhosos”, ressalta Valéria Michel, diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak Brasil e Cone Sul.

Mika, uma das artistas voluntárias participantes da edição do Pimp My Carroça em Circuito em 2021, acredita que o projeto faz uma reflexão sobre a importância da reciclagem. “O objetivo de pintar uma carroça é justamente levar uma mensagem através dos catadores, que desempenham um papel que todos deveriam desempenhar: reciclar, levar esses materiais para um ponto de coleta, para que sejam reaproveitados e colaborar com o planeta”, afirma.

Auxílios

Durante a ação, serão distribuídos kits de segurança (EPIs) para catadores, artistas e equipe.

A Prefeitura e o Semasa também vão oferecer atividades aos catadores no dia do evento. A autarquia vai realizar uma edição extraordinária dos projetos Breshopping Sustentável, que distribui peças de roupas, calçados e acessórios; e Gincanas Ecológicas, que entrega brinquedos a crianças, que têm a oportunidade de participar de brincadeiras, acumular pontos e trocar pelos brinquedos. Ainda, os departamentos de Bem-Estar Animal e de Vigilância à Saúde da Prefeitura de Santo André vão realizar o registro dos animais (RGA) dos catadores, cadastrar os interessados para realização de cirurgia de castração destes animais, distribuir cartilhas de posse responsável, além de fazer o encoleiramento de cães e gatos contra pulgas e carrapatos, além de uma edição extra do Programa Moeda Pet.

“Para mim é gratificante ter essa profissão. Porque eu limpo a cidade e dessa limpeza eu tiro minha renda. Eu agradeço muito a Deus por essas pessoas que estão arrumando minha carroça que é meu meio de sustento. Agradeço muito por essa oportunidade. Porque é com a reciclagem que eu sustento minha família”, conta Francisco Luciano, um dos catadores beneficiados pelo projeto.

A ação é uma iniciativa do Pimp My Carroça, movimento que visa criar visibilidade social e remuneração mais justa para catadores e catadoras de materiais recicláveis, e conta com patrocínio da Tetra Pak, firmado via Lei de incentivo à Cultura – PRONAC, e apoio da Prefeitura de Santo André, do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e da Sabesp.

________

Sobre o Pimp my Carroça

É um movimento que atua desde 2012 para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade – e aumentar sua renda – por meio da arte, sensibilização, tecnologia e participação coletiva. Desde o seu início, mais de 2.000 catadores/as foram atendidos, mobilizando cerca de 1.200 grafiteiro(as) e aproximadamente de 2.500 voluntários (as) – além de 25 cooperativas de catadores que receberam mutirões de pintura. As ações do projeto foram replicadas em cerca de 50 cidades de 15 países diferentes, como Colômbia, Argentina, EUA e Marrocos.
Em 2017 o Pimp My Carroça lançou o premiado app Cataki. O aplicativo é gratuito e aproxima o gerador de resíduo ao catador que vai dar a destinação correta a esse material. O objetivo da plataforma é utilizar a tecnologia para aumentar a renda dos catadores e ampliar os índices de reciclagem no Brasil.

Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países ao redor do mundo. Com mais de 25.000 funcionários, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™” reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.