Planejamento em tempos de incerteza: Dona do perfil Vida Organizada, Thais Godinho ensina a como se organizar

Continua após a publicidade..

Se torna errôneo quando alguém diz que existem condições perfeitas na vida. Podem existir momentos em que uma pessoa se sinta bem e tranquila, entretanto nunca há de fato certeza sobre uma situação. Entre o espaço e tempo de hoje, e o resultado, existe um vão onde podem ocorrer diversas coisas. Por conta disso, é preciso saber que o planejamento não é uma certeza ou previsão de algo, mas serve como um caminho para se obter o êxito.

Conforme explica Thais Godinho, dona do perfil Vida Organizada, até chegar ao resultado final, é impossível saber os caminhos que levam até lá, já que é preciso passar por situações na qual não se tem conhecimento. “Por isso, ao realizar um planejamento, é preciso ter em mente que os caminhos podem sofrer alterações como reajustes, cancelamentos ou adiantamentos”, lembra a especialista que deixa claro que o ato de planejar não é algo obrigatório, mas serve como um ponto de partida para se ter mais clareza da resolução dos fatos e organização das tarefas.

Ter uma ideia de que horas irá comer, dormir ou tomar banho, quais atividades físicas irá realizar, entre outras atividades comuns do cotidiano, são super importantes para que o indivíduo tenha uma certa noção de controle de algum fato. Entretanto, nem todos os momentos podem ser controlados pela mente humana. E é aí que entra o planejamento que serve como um objeto que ajuda a ter controle dos fatos.

Continua após a publicidade..

“E os períodos mais desafiadores são os que mais precisamos nos organizar, porque essa organização nos dá a liberdade de pensarmos melhor sobre as situações maiores”, comenta. E como exemplo dos fatos, Thais põe em evidência a situação onde uma pessoa tem o controle dos vencimentos das suas contas, tendo a noção que através disso, ela não terá sua luz ou água cortada já que estará organizada o suficiente para realizar o pagamento da mesma na data prevista.

Se organize mesmo em meio a pandemia

Assim que entrou na era da pandemia, muitas pessoas passaram a adiar diversas coisas com o objetivo de voltar a praticá-los ‘quando a pandemia acabar’. Entretanto, segundo a especialista, é preciso parar de usar tal termo, uma vez que, não se sabe de fato quando o normal voltará ou se de fato voltará.

“É preciso ter em mente que, o mundo continua, as pessoas ainda precisam pagar suas contas, as crianças ainda precisam estudar. Por conta disso, o adiamento de algo só irá comprometer cada vez mais o psicológico do indivíduo. E essa organização ajuda muito, porque a gente coloca ordem nas coisas que estão sob nosso controle e consegue entender o que não está”, explica a pesquisadora de cultura do trabalho.

Se mantenha organizado

Usando um exemplo do indivíduo que recebe muitos e-mails por dia, é preciso organizar os mesmos em suas devidas prioridades. Aqueles que podem ser resolvidos facilmente, é preferível que se faça no mesmo momento, para que não fique ocupando espaço em vão. “Alguns e-mails podem ser designados para outras pessoas, se esse for o caso, a coloque em uma pasta de ‘aguardando’ e esteja sempre verificando seu andamento”, exemplifica.

O uso de agendas para se organizar ou aplicativos no celular também servem para manter o planejamento ajustado. No geral, seja o e-mail ou algo do dia a dia, é preciso pôr na balança sobre suas prioridades. “Às vezes uma coisa que você tem marcado não tem necessidade real de realizar. Se esse for o caso, você pode o tirar da sua agenda e colocar algo mais importante em seu lugar ou até mesmo usar esse tempo para descansar sua mente”, finaliza.

Conheça mais Thais Godinho:
https://www.instagram.com/vidaorganizadaoficial
https://linktr.ee/vidaorganizadaoficial

Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa

One comment

Comments are closed.