Você já deve ter ouvido falar dos benefícios do ômega 3 para os humanos e também para os cachorros e gatos. Isso mesmo, hoje em dia você pode dar para seu animal ômega 3 que faz tão para a saúde trazendo muito mais qualidade de vida para seu pet.
Não só para os cachorros, mas também para os gatos, além de fazer muito bem para a saúde, o nutriente também contribui para que os peles e pele do animal fiquem sempre bonitos e sadios.
Ao comprar um ômega 3 para seu animal é preciso estar atento a algumas coisas para garantir que a qualidade do produto, observe na embalagem a quantidade de EPA e DHA por cápsula, quanto mais tiver melhor, verifique também se há a presença de vitamina “E”, pois é essa vitamina que fará com que o ômega 3 não sofra oxidação garantindo a funcionalidade do nutriente.
O ômega 3 é considerado uma gordura boa que nem o nosso organismo e nem o dos animais são capazes de produzir naturalmente, por isso a necessidade de fazer o consumo desse nutriente.
Essa suplementação para cachorros mais idosos, também é capaz de trazer uma série de benefícios, trazendo mais longevidade e qualidade de vida ao pet, previne doenças como o câncer, combatendo as células cancerígenas, assim evitando a prejudicar as células saudáveis.
Outro ponto bem interessante do ômega 3, é que ele ajuda a melhorar as funções renais, ajudando o animal a ter melhor qualidade de vida na fase idosa.
São muitos os benefícios do ômega 3 tanto para o animal, quanto para nós humanos, mas você deve estar se perguntando por quanto tempo esse suplemento deve ser oferecido ao animal. O tempo exato em que o nutriente deve ser dado ao animal somente um médico veterinário poderá dizer com exatidão.
O que podemos dizer é que na maioria das vezes o suplemento deve ser oferecido ao animal, por um ou dois meses, ou até que o organismo do animal sinta no organismo os efeitos, atingindo os níveis ideais.
Devemos ressaltar que a quantidade mínima e máxima da dose diária quem deve receitar também é o veterinário, de acordo com as necessidades do animal, mas geralmente a dosagem deve ficar entre 500 e 2000 mg por dia.
Sabemos o quanto animais são complicados para engolir comprimidos ou as cápsulas de ômega 3, por isso atualmente é possível encontrar o suplemento líquido que pode ser misturado a ração seca, assim como a Atlantis Ômega 3 da Petvi, tem todos os nutrientes que seu pet precisa e ainda vai abrir o apetite do seu amigão.
Veremos a seguir mais alguns benefícios que o suplemento pode trazer ao animal. Acompanhe atentamente esta leitura.
Para que serve o ômega 3 para cachorros?
Como mencionamos acima, os benefícios que este suplemento traz ao cão, são bem parecidos com os causados em humanos. Alguns estudos mostraram que quando cachorro com doenças de alta taxa de mortalidade, começam a tomar ômega 3 tem grandes chances de melhorar, os resultados são bem animadores para os pesquisadores.
Além disso, o suplemento também atua como preventivo contra algumas doenças, veja a seguir.
- Doenças de pele;
- Osteoartrite;
- Osteoporose;
- Doenças cardiovasculares, como, por exemplo, arritmias;
- Doenças renais crônicas, como, pedra nos rins e infecção renal;
- Colesterol alto;
- Altos níveis de triglicérides;
O ômega 3 atua na prevenção dessas doenças e também como uma forma de tratamento complementar e preventivo para a epilepsia e câncer.
Teste para saber se o ômega 3 é verdadeiro
Aposto como você nunca ouvir dizer em um teste do congelador para saber se o ômega 3 que você e seu pet estão tomando é bom. Isso mesmo, você pode realizar um teste colocando a cápsula de ômega no seu congelador, caso ela congele, quer dizer que não é um bom suplemento.
Caso coloque no freezer, a cápsula realmente tende a congelar, já que ela não está suscetível a tão baixas temperaturas como a de um freezer.
Alimentos naturais para cães
Caso queira dar ao seu pet uma alimentação natural à base de ômega 3, você pode, sim, oferecer alguns alimentos contendo esse nutriente ao invés da cápsula. Mas, atenção, os peixes para terem a quantidade adequada do nutriente, devem ser peixes de água salgada e frias.
Veja abaixo quais são os peixes corretos e alguns outros alimentos permitidos.
- Salmão;
- Sardinhas;
- Sementes de linhaça;
- Sementes de chia;
- Soja.
Algumas rações da linha premium muitas vezes já vem de fábrica em sua composição o ômega 3, neste caso seu cão já está muito bem servido do nutriente e não precisa mais de nenhum tipo de suplementação.
Tome cuidado com os excessos
Devido aos excessos, aquilo que poderia fazer o bem, pode ser bastante prejudicial à saúde do animal, isso porque qualquer coisa que seja oferecida em excesso pode gerar alguns problemas para o organismo.
Por exemplo, por mais que os ácidos graxos sejam gorduras boas, ainda assim são gorduras e se consumida em excesso, pode trazer problemas de obesidade ao animal.