O número corresponde a um milhão e trezentos mil quilos de lixo
Mais de mil e trezentas toneladas de entulho foram removidos de bairros de Praia Grande durante mutirão de limpeza, número corresponde a um milhão e trezentos mil quilos de lixo. A Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) ficou responsável pela ação, que ocorre há três ano consecutivos.
O serviço incluiu a pintura e raspagem das guias, além da roçagem de mato e retirada de entulhos espalhados pelas calçadas e ruas, também foi feita a pintura de 615 quilômetros de guias e 581 quilômetros de sarjetas raspadas para remover terra.
Além disso, foi feita a roçagem de mato, que atingiu a marca de 715 mil metros quadrados, o equivalente a 100 campos de futebol.
No Bairro Maracanã, a limpeza durou 6 dias, abrangendo 47 ruas, partindo da Rua Raja Atique até a Rua Rosa Marli. Foram retiradas 67 toneladas de entulho. Também foi realizada a raspagem de 71 quilômetros de guias e a pintura de 75, além da roçagem de mato por 140 mil metros quadrados.
Indo para o Bairro Cidade da Criança, a limpeza durou 8 dias, passando por 32 ruas e partindo da Rua Marfim até a Rua Lucia Barrana Barbosa. No local, foram retiradas 119 toneladas de entulho e materiais inservíveis. Além disso, a raspagem de guias foi de 32 quilômetros e a pintura de 37. A roçagem de mato ocorreu por 24 mil metros quadrados.
No Bairro Princesa, a ação durou 4 dias, por 28 ruas, da Rua Maria Regina Carminatti Campos até a Rua Eulenice Maria Jacob Cardoso. A quantidade de entulho retirada foi de 59 toneladas de entulhos. Foram pintados e raspados cerca de 22 quilômetros de guias e a roçagem de mato foi feita por 45 mil metros quadrados.
No Melvi e no Imperador, a limpeza foi da Rua Pescada Amarela até a Rua Luiz Amaro Costa, totalizando 40 ruas e durando 9 dias. Foram retiradas 197 toneladas de entulhos e também foram pintados e raspados aproximadamente 36 quilômetros de guia. Na parte da roçagem de mato, a ação abrangeu 78 mil metros quadrados.
Partindo para o Samambaia, o mutirão durou 8 dias, por 54 ruas do Bairro, partindo da Rua Maria Cavalcante da Silva até a Rua José Leandro de Carvalho. Foram retiradas 138 toneladas de entulho e materiais inservíveis, além da pintura e raspagem de 70 quilômetros de guia. Na roçagem de mato, o número ficou em 116 mil metros quadrados.
Pelo Bairro Esmeralda, a limpeza também teve duração de 8 dias, abrangendo 26 ruas, da Rua Gesiael Pereira da Silva até a Rua Constelação Cruzeiro do Sul. A quantidade de entulho retirado foi de 136 toneladas. Também foram pintados 60 quilômetros de guias e raspados 35. A roçagem de mato ocorreu por 57 mil metros quadrados.
No Bairro Ribeirópolis, o mutirão durou 11 dias, da Rua Joaquim Osório Duque Estrada até a Rua Ascenso Ferreira, englobando 38 ruas no total. Foram retiradas 332 toneladas de materiais inservíveis. A pintura e raspagem de guias abrangeu 58 quilômetros e a roçagem de mato 117 mil metros quadrados.
Indo para o Solemar, a ação durou 9 dias, por 30 ruas no total, partindo da Rua Paulo Cockely até a Rua Benedito Lacerda. Foram retiradas 36 toneladas de entulho. Além disso, a pintura e raspagem foi realizada por cerca de 35 quilômetros e a roçagem de mato por 19 mil metros quadrados.
No Bairro Flórida, a limpeza partiu da Rua Benedito Lacerda até a Rua dos Alecrins, abrangendo 39 vias no total, com uma duração de 8 dias. A quantidade de entulho retirada foi de 33 toneladas de materiais inservíveis. A pintura e raspagem de guias ocorreu por aproximadamente 38 quilômetros e a roçagem de mato por 61 mil metros quadrados.
No Real, o mutirão também durou 8 dias, indo da Rua dos Alecrins até a Rua Visconde de Cairu, totalizando 56 ruas. Foram retiradas 78 toneladas de entulhos. A pintura e raspagem foi realizada por cerca de 77 quilômetros e a roçagem de mato por 24 mil metros quadrados.
Por fim, o Bairro Caiçara recebeu a ação por 12 dias, tendo a maior duração e abrangendo 109 ruas, partindo da Rua Visconde de Cairu até a Rua Santa Rita de Cássia. Foram retiradas 160 toneladas de entulhos e materiais inservíveis. Também foram pintados e raspados 107 quilômetros de guias. A roçagem de mato aconteceu por 34 mil metros quadrados.
Fonte: Diário do Litoral