As noves cidades que formam a Baixada Santista registraram uma alta de 20,72% em geração de empregos entre janeiro e agosto deste ano, em comparação ao mesmo período no ano passado. O levantamento foi feito pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e também aponta que o aumento é consequência do crescimento de 3,37% na abertura de empresas no setor de serviços.
Em números exatos, 10.176 empresas do segmento foram abertas nos oito primeiros meses de 2024. No mesmo período do ano passado, o número de empresas abertas em serviços foi de 9.844. Em relação às vagas de emprego, foram mais de 3 mil geradas.
Números no Estado
As novas empresas abertas na Baixada Santista correspondem 5% do total registrado no Estado. Em 2024, mais de 197 mil empresas foram abertas no setor de serviços, um aumento de 16% em relação ao ano anterior.
Tecnologia da informação foi outro setor que teve número expressivo: 15 mil novas empresas foram inauguradas. Além disso, aproximadamente 8 mil restaurantes e lanchonetes foram abertos.
Também foram abertas 6 mil empresas dedicadas a atividades médicas e ambulatoriais. Outros segmentos que se destacaram incluem psicologia e terapia, com mais de 5,5 mil novos negócios; mini e supermercados, com mais de 3 mil; e cabeleireiros e estética, com mais de 2,9 mil.
Fonte: Diario do Litoral