Prefeitura de Porto Alegre dispara alerta para inundação após Guaíba atingir cota; “deixem suas casas”

Autoridades agem rapidamente para prevenir desastres enquanto nível do Rio Guaíba ultrapassa marca crítica.

Foto: Internet e Defesa Civil RS

O Rio Guaíba, importante curso d’água que corta Porto Alegre, registrou uma preocupante cheia de 3,14 metros, ultrapassando a cota estipulada para inundação. A última medição, realizada às 15h de hoje pelo Centro Integrado de Coordenação de Serviços (CEIC), órgão de monitoramento da Prefeitura de Porto Alegre, disparou o alerta máximo na região.

A cota de Alerta do rio, fixada em 2,50 metros, foi excedida, sinalizando um cenário de risco iminente. A base da cota de inundação é estabelecida acima dos 3 metros. O CEIC-POA mantém uma vigilância constante sobre o impacto dessa situação nos serviços municipais, enquanto a população é instada a permanecer vigilante.

A maior cheia já registrada do rio Guaíba ocorreu em novembro de 2023, quando o nível atingiu a marca de 3,46 metros. Diante do atual cenário, a Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade tomou medidas emergenciais, incluindo a interdição dos decks e passarelas do trecho 1 da Orla do Guaíba, visando à segurança dos cidadãos.

Continua após a publicidade..

Ao longo desta quinta-feira, a prefeitura agiu com rapidez, fechando todas as comportas de contenção do sistema de proteção contra enchentes de Porto Alegre. Essa ação preventiva foi motivada pelo risco iminente de transbordamento do rio. Para reforçar a proteção das comportas, o Exército foi mobilizado para a colocação de sacos de areia, em uma ação conjunta com as autoridades locais.

A Defesa Civil de Porto Alegre intensificou seu alerta à população do centro histórico e do 4° distrito sobre o risco iminente de inundações. Em caso de emergência, os moradores são orientados a contatar os números de emergência 199, 193 ou 156, garantindo uma resposta rápida e eficaz diante de qualquer eventualidade.

Em um comunicado direcionado aos moradores do Centro Histórico e 4º Distrito, a prefeitura enfatizou o agravamento da situação, alertando que o nível do Guaíba continua a subir e pode ultrapassar a marca de 4 metros. Apesar do fechamento das comportas do Cais Mauá, ainda persiste o risco de inundação em alguns bairros do 4º Distrito e na parte baixa do Centro Histórico. A orientação é clara: “Deixem suas casas” para garantir a segurança de todos.