Problema x Solução: Jhonny Vilaronga fala sobre a importância de transformar qualquer empecilho em resultado satisfatório

Muitas vezes, as pessoas buscam investir bem mais tempo no problema em questão, do que focar na solução. Este foco no “caos” aumenta a probabilidade de efeitos colaterais ocasionando mais impacto. Lamentar uma dificuldade, encontrar culpados ou acreditar no velho clichê (sempre foi assim) não irá trazer qualquer tipo de resposta ou mudança no fato ocorrido, é necessário olhar de fora da caixa para encontrar alternativas de resolver a causa raiz.

No momento de crise em que o indivíduo foca no atual momento, no devido impacto, no problema, o mesmo, entra em estado de flow negativo, quase que um quarto sem saídas, a adrenalina aumenta, o stress e ansiedade assumem o seu papel, e é aí que o cérebro percebe que não está bem, e automaticamente ativa uma memória antiga que auxilia a resolver aquele problema. Então o que se pensa é: eureca, vou resolver!

Continua após a publicidade..

O que o indivíduo ainda não sabe é que essa “solução” é temporal. Por exemplo, acredita-se que a dor de cabeça é o problema e a aspirina a solução. O que ocorre de fato e que muitos não sabem que, a dor de cabeça, não é o problema, mas sim o efeito do problema. Logo, a aspirina não é a melhor solução. Já ouviu falar que muitas pessoas descobrem que o real motivo da dor de cabeça era a visão ou uma raiz de um dente inflamado? Para continuar falando sobre o tema, é preciso antes entender um pouco mais sobre a terceira Lei de Newton, que afirma que toda ação tem uma reação de real intensidade, mas em um sentido oposto.

Outra lei importante que se deve ter consciência é a de causa e efeito, que, de acordo com o francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido pelo pseudônimo de Allan Kardec (1804-1869): “Todo efeito tem uma causa. Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. O poder da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito”.

Tendo conhecimento das duas leis, é possível perceber que todo problema tem uma ação anterior a ele, logo, a solução não deve ser no problema mas sim, na causa raiz.

Os problemas impedem que se enxergue de fato uma solução, uma espécie de um labirinto à procura de uma saída. Por isso a importância do entendimento das leis, do entendimento da estrutura de uma ação (como se constitui um processo) e de como surge um problema. Sabido essa regrinha basta respirar fundo e olhar para todos os ângulos, de uma perspectiva nova, assim, poderá rastrear o efeito até achar a causa.

Conforme o especialista Jhonny Vilaronga aponta, existem diversas formas de treinar a mente para conseguir transformar um contratempo em uma fórmula objetiva dos fatos, sendo o primeiro passo eliminar pensamentos negativos como o de que não é possível solucionar o problema, eliminar o grande clichê que sempre foi assim. No segundo momento, olhar de perspectivas diferentes, visto que se conhece sobre as leis, logo, é capaz de solucionar qualquer situação. E por fim, ter conhecimento de ferramentas básicas de resolução de problemas, também pode ajudar a encontrar a melhor solução, como o diagrama de pareto e diagramas de causa e efeito.

O empresário alerta que é preciso focar bem mais no que se deseja realizar para que aí então encontre sentido durante a solução.

Vale ressaltar que ter problemas em um determinado processo, nem sempre é ruim, exemplo disso é o método de utilização de um MVP – Mínimo Produto Viável – em inglês, Minimum Viable Product. Esta é a forma mais comum que as Startups utilizam para desenvolver soluções melhores ainda das que são lançadas no mercado. Em suma, o MVP é utilizado como teste de algo que desejam alcançar e através dos problemas encontrados e coletados, as soluções são desenvolvidas.

“É sempre importante estar conectado com o ambiente o que facilita a criação de uma rápida solução. Praticar a criação de fluxos mentais utilizando dos seus conhecimentos técnicos, também ajudará a poupar tempo e aplicar a energia no que de fato importa.”, finaliza.

Conheça mais Jhonny Vilaronga:
https://www.instagram.com/jhonnyvilaronga

Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa

 

FONTES DAS IMAGENS:

Diagrama de Pareto: https://gestaoprodutiva.com.br/diagrama-de-pareto-o-que-e-como-fazer/

Diagrama de Ishikawa: https://www.mxm.com.br/blog/diagrama-de-ishikawa-o-que-e-e-como-fazer/