Grupo de funcionários de empresa de ônibus é contrário ao sindicato e colocou ônibus articulado atravessado dentro do Terminal. SPTrans diz que operação de 51 linhas foram afetadas. Terminal foi liberado por volta das 11h30.
Por Clayton Lima Nitro Brasil SP
Um grupo de manifestantes bloqueou a entrada e saída de ônibus no Terminal Parque Dom Pedro II, na região central, na manhã desta quarta-feira (30). O protesto foi realizado por um grupo de pessoas contrárias ao sindicato dos motoristas de ônibus. O Terminal foi liberado por volta das 11h30.
Dois veículos foram posicionados na via e obstruíram os acessos ao terminal. Conforme informações da SPTrans, a ação teve um impacto significativo na operação de 51 linhas de ônibus da cidade. (Veja a relação abaixo).
Esta é a segunda ocasião consecutiva em que divergências entre os sindicalistas afetam a fluidez do transporte coletivo na capital.
Na terça-feira, manifestantes colocaram um ônibus atravessado na Avenida Ragueb Chohfi, próximo ao cruzamento com a Avenida Jacu Pêssego, localizada na Zona Leste de São Paulo. O veículo bloqueou o tráfego em ambos os sentidos da via das 5h até 7h30.
Essas ações fazem parte de um grupo de funcionários que expressa descontentamento com as diretrizes do sindicato dos motoristas. Este sindicato encontra-se em negociações para a campanha salarial dos motoristas e cobradores, buscando um acordo em relação a reajuste salarial, participação nos lucros e resultados (PLR) e outros benefícios.
Linhas afetadas pelo protesto
As linhas de ônibus impactadas pelo protesto incluem:
2002/10 Term. Pq. D. Pedro II – Term. Bandeira
208V/10 Term. A. E. Carvalho – Term. Pq. D. Pedro II
2104/10 Metrô Santana – Term. Pq. D. Pedro II
2175/10 Pq. Edu Chaves – Term. Pq. D. Pedro II
2290/10 Term. São Mateus – Term. Pq. D. Pedro II
2363/10 Jd. Danfer – Term. Pq. D. Pedro II
2551/10 Term. A. E. Carvalho – Term. Pq. D. Pedro II
2552/10 Vl. Mara – Term. Pq. D. Pedro II
2552/41 Jd. São Martinho – Term. Pq. D. Pedro II
Ação estratégica dos manifestantes
Os manifestantes adotaram uma abordagem estratégica ao posicionar dois ônibus atravessados na via, bloqueando os acessos ao Terminal Parque Dom Pedro II. A estratégia teve como resultado a interrupção temporária das operações de várias linhas de ônibus, causando impacto na circulação urbana.
Repercussão das ações nas vias públicas
A obstrução causada pelos veículos posicionados no Terminal Parque Dom Pedro II gerou congestionamento nas vias próximas e interferiu na rotina de milhares de passageiros que dependem do transporte público para se deslocar pela cidade.
Contexto de insatisfação trabalhista
O protesto desta quarta-feira é mais um episódio das disputas que têm ocorrido entre os sindicalistas e um grupo de funcionários descontentes com as diretrizes adotadas pelo sindicato dos motoristas de ônibus. A busca por melhores condições salariais e benefícios adicionais tem sido uma questão recorrente nas pautas dos manifestantes.
Alternativas para solucionar o impasse
As ações de protesto têm gerado preocupações entre as autoridades e os usuários do transporte público. A busca por soluções que atendam tanto às demandas dos trabalhadores quanto às necessidades dos passageiros tem sido um desafio constante para as partes envolvidas.